Redação
Na data em que o programa Tarifa Zero completa um ano de funcionamento em São João del-Rei, o prefeito Aurélio Suenes (PL) afirmou que a Administração Municipal estuda, a médio prazo, a implementação de uma chamada “tarifa social” no transporte coletivo urbano. A declaração foi dada em entrevista exclusiva à Rádio São João, nesta segunda-feira (22), quando o chefe do Executivo citou a possibilidade de uma cobrança de R$ 1,99 como forma de, segundo ele, “organizar o sistema“.
Segundo o prefeito, a ideia ainda está em fase inicial de discussão e ainda não tem data para ser implementado, se de fato for, mas teria como objetivo reduzir situações consideradas inadequadas no uso do transporte público.
“Hoje, as pessoas falam que fica um pouco bagunçado, porque tem gente que anda e não precisa andar, ou pega num ponto e para 300 metros depois, entendeu? E acaba virando o caos dentro do ônibus. Então começamos a estudar essa possibilidade”, afirmou.
Em seguida, Aurélio disse que a Prefeitura também avalia outros mecanismos.
“Uma delas é você criar um cartão de acesso e a pessoa vai fazer um cadastro prévio do que ela precisa por mês: ‘ah, eu sou trabalhador e eu uso quatro passagens por dia’. Beleza, tarifa zero! ‘Eu sou estudante e uso duas vezes por dia’. Tá certo!”, exemplificou.
O prefeito reforçou, entretanto, que a medida ainda não está definida.
“Não está bem pensado ainda, mas o Tarifa Zero continua em fase de testes. Apesar de estar fazendo um ano, no próprio ônibus está escrito ‘Tarifa Zero – fase de testes’. Esses ajustes, eu acredito que vão acontecer a médio prazo”, declarou.
Ainda durante a entrevista, Aurélio afirmou que “praticamente 80% dos usuários” seriam favoráveis à eventual implementação da chamada “tarifa social”.
Prefeitura divulga levantamento
Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de São João del-Rei divulgou dados que, segundo a Administração Municipal, foram obtidos em um levantamento estatístico realizado entre os dias 14 e 20 de maio de 2026.
De acordo com o material, foram realizadas 383 entrevistas presenciais em sete regiões estratégicas do município. O estudo teria margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.
Entre os dados apresentados, a Prefeitura afirma que “o impacto macroeconômico é notável: cerca de R$ 5,4 milhões deixam de ser gastos em passagens e passam a circular no comércio local todos os meses“.
Outro trecho do levantamento destaca que “atualmente, 92,76% dos usuários do sistema pertencem às classes D e E, com renda familiar de até dois salários mínimos“, conforme material encaminhado ao Notícias del-Rei.
Relembre
Na última semana, o Notícias del-Rei publicou uma reportagem levantando opiniões sobre o primeiro ano de funcionamento do programa de tarifa zero em São João del-Rei.
Para conferir, clique aqui.
Imagem de destaque: divulgação / Assessoria de Comunicação – Prefeitura de São João del-Rei
Edição: Arthur Raposo Gomes
