Ana Luiza Reis, Érika Franco, Lívia Fernandes,
Giulianna Andrade e Igor Chaves
A Serra do Lenheiro é um verdadeiro símbolo da identidade são-joanense, e é amplamente defendido no livro “Dossiê Serra do Lenheiro” (2023), escrito por Ulisses Passarelli e seus colaboradores. Ulisses, mestrando em Geografia, é um autor e pesquisador são-joanense que construiu uma relação afetiva com a serra ainda quando criança.
“O meu envolvimento com a Serra do Lenheiro é algo que vem desde a infância. Era a área de entretenimento onde a gente ia passear, nadar, essas coisas”, relembra Ulisses.
Em entrevista, que marca o fim da série especial sobre a Serra do Lenheiro, ele compartilha sua trajetória profissional marcada por uma virada importante em junho de 2000. Foi durante uma caminhada na serra com seu amigo Luiz Antônio Miranda que o interesse de Passarelli foi despertado para pesquisar mais sobre a história do local.
Ainda que sem a pretensão de escrever um livro, o material coletado ao longo dos anos elucidou muitas questões a respeito da serra e trouxe novas informações do local. Não foi um trabalho simples, exigiu esforço físico e olhar atento dos pesquisadores.
“A gente simplesmente foi fazendo levantamento de dados, muros de pedras, belas paisagens, a gente foi registrando tudo com desenhos, com fotografias, começamos a buscar leituras e fomos construir alguma coisa”, explica Passarelli.
Contudo, apesar de ser o único patrimônio natural da cidade, a serra ainda enfrenta ameaças recentes como ocupações irregulares, incêndios, descaracterização cultural e ausência de proteção legal efetiva. O objetivo do dossiê é justamente evidenciar e consolidar a devida importância do Lenheiro como um patrimônio natural e cultural.
O levantamento histórico foi realizado por Ulisses e sua equipe, composta pelo estudante Iago Passarelli, a turismóloga Betânia Passarelli, o técnico em turismo Luiz Antônio Miranda, o ambientalista Edmilson Salles e o doutor em Geografia Arlon Ferreira.
A relevância dessa pesquisa é marcada, principalmente, por conter materiais exclusivos sobre a história de um grande patrimônio de São João del-Rei, que antes não estavam documentados ou sequer eram do conhecimento da população.
“Para mim, eu acho que o grande mérito do dossiê é que 90 a 95% do conteúdo dele é algo que foi inédito. Nós buscamos em campo de trabalho, subindo e descendo morro, andando nos vales, andando dentro das matas dos cerrados. Então nós fizemos um levantamento profundo de estruturas presentes na serra que estavam lá no meio do mato, esquecidos, abandonados há anos”, comenta Ulisses.
Série especial
O portal Notícias del-Rei publica a série especial “Serra do Lenheiro: Território, Memória e Vivência”, uma produção dos repórteres Ana Luiza Reis, Érika Franco, Lívia Fernandes, Giulianna Andrade e Igor Chaves, sob supervisão da jornalista Márcia Rosa.
Supervisão: Márcia Rosa
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Igor Chaves
