Redação
Nesta segunda (dia 29), faleceu Mark Tom Sawyer Ferreira Feliciano, servidor federal da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e técnico em Tecnologia da Informação no Departamento de Comunicação Social (DCOMS). Na instituição desde 2008, ele atuou em diferentes setores ao longo da carreira e, nos últimos anos, estava lotado no Laboratório Multimídia (LabMult) do Campus Tancredo Neves (CTAN), que abriga e dá suporte a atividades de ensino, pesquisa e extensão em Comunicação Social.
Com vivências no âmbito artístico e de direção teatral, Mark também passou pelo movimento sindical na UFSJ: em 2024, por exemplo, foi eleito à diretoria no Sindicato de Técnicos-Administrativos (Sinds) da instituição.
Sua trajetória recente ainda se estendeu ao jornalismo regional. Ele foi membro e coordenador do projeto de extensão Vertentes Agências de Notícias (VAN), colaborou na criação do antigo portal Notícias Gerais e deu apoio ao próprio Notícias del-Rei: iniciativas que fortaleceram a comunicação independente no Campo das Vertentes e ampliaram o acesso à informação local.
Aos 50 anos, Mark estava internado para tratamento de saúde.
Informações sobre velório foram divulgadas no fim da noite desta segunda. Foi repassado à reportagem que o velório ocorrerá nesta terça (dia 30), a partir de 6h, no Grupo Zelo da Igreja Boa Morte, em Barbacena – cidade da família de Mark. O sepultamento, por sua vez, será às 16h, no cemitério da Igreja Boa Morte.
“Vai fazer falta”
O professor e chefe de Departamento de Comunicação Social da UFSJ, João Barreto, se recorda que “Mark era uma pessoa extremamente dedicada ao trabalho e além de tudo muito inventivo, criador de soluções em situações diversas. Combinava muito bem os estudos técnicos com um tipo de inspiração que trazia consigo. Vai fazer falta”.
O sentimento é o mesmo para a jornalista Najla Passos. Ela, que foi diretora-executiva no portal Notícias Gerais e hoje é professora substituta na UFSJ, afirma que Mark “não poupava esforços para entregar o melhor de si sempre”. “Por isso, era um profissional brilhante, um amigo atencioso e um militante disposto a transformar o mundo em um lugar melhor. Vai fazer falta, muita falta!”, frisa à reportagem.

“Conheci Mark logo quando ele chegou no Laboratório Multimídia, enquanto eu ainda era estudante de graduação. Depois, aprendi muito com ele no período de convivência no Notícias Gerais. E, nos últimos dois anos, quando eu fui professor universitário substituto na UFSJ, convivemos bastante no LabMult. Sempre solícito aos projetos e demandas e disposto para uma boa conversa sobre tecnologia, mídia e política”, comenta o jornalista, publicitário e diretor do portal Notícias del-Rei, Arthur Raposo Gomes.
Na nota de pesar publicada pelo Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social (CACoS) da UFSJ, ainda na noite desta segunda (dia 29), é mencionado que “todos os seus esforços serão lembrados com fidelidade por nós, que tiveram a oportunidade de conhecê-lo”.
Sindicato se pronuncia
Na manhã desta terça (dia 30), o Sinds-UFSJ, publicou também um texto em homenagem a Mark.
Na publicação, se lê, por exemplo que, “Mark não era apenas colega de trabalho. Não era apenas diretor, companheiro de lutas, figura presente em nossas reuniões e decisões. Ele era um universo inteiro que caminhava entre nós – e que, de repente, parece ter se recolhido para outro lugar.”. Confira o post na íntegra.
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: reprodução / rede social
