Arthur Raposo Gomes
Faleceu nesta quinta (dia 21) Dona Neusa Abreu (Almezinda Maria da Fonseca Abreu) (foto), moradora do bairro São Dimas e figura de referência na preservação de tradições e na vida comunitária de São João del-Rei. Um dia antes, na quarta (dia 20), faleceu seu marido, Sebastião, com quem compartilhou 42 anos de casamento.
Muito lembrada pelo carinho com que recebia vizinhos, amigos e congadeiros, Dona Neusa ficou marcada pela generosidade à mesa, sempre cozinhando em grandes panelas para festas religiosas, encontros comunitários e celebrações populares. Ao lado de Sebastião, construiu a família com os filhos Thiago e Tadeu, transmitindo valores de afeto, fé e solidariedade.
O casal está sendo velado no Velório Resende Fábricas. O enterro acontece ainda nesta quinta (dia 21), às 17h, no Cemitério Municipal de São João del-Rei.
Relembre
Parte da trajetória de Dona Neusa foi contada, há alguns meses, pelo Notícias del-Rei: em um perfil especial, as repórteres Ana Luiza Fagundes e Késsia Carolaine destacaram sua vida no bairro São Dimas, sua devoção às tradições religiosas, o cuidado com a família e a generosidade em alimentar congadeiros e visitantes. O registro reforça a importância de sua memória para a história afetiva e cultural da cidade.
Para ler mais, clique aqui.

“Gratidão, por tanto”
Pelo perfil no Instagram, o “Movimento Negro de São João del-Rei” se manifestou por meio de nota. “Carinhosamente conhecidos como D. Nelzinha e Thiãozinho, construíram um legado de muito amor, simplicidade, respeito e carinho com todas as pessoas”, lê-se no post.
Em outro trecho, é mencionado que Dona Neusa e Sebastião foram “pessoas que sempre compartilharam tudo que tinham, sem julgo, apenas ajudavam. Que a luz da espiritualidade possa os conduzir para o reino ancestral e confortar o coração de toda a família. Gratidão, por tanto!”.
Imagem de destaque: reprodução / rede social – “Movimento Negro de São João del-Rei”
