CRÍTICA: “ENSAIO PARA O FIM” É UMA REFLEXÃO EM FORMA DE ARTE

Ana Duarte

A peça teatral “Ensaio Para o Fim, do grupo Mapa, é interpretada, dirigida e escrita pelas atrizes Mariana Barbosa e Paloma Arantes, com produção de Luís Firmato, tendo sido apresentada pela primeira vez no Circuito Cultural de Tiradentes, em 2023. O espetáculo é um mergulho em uma atmosfera de tensão e questionamento, com um título que induz um sentimento de encerramento – de um dia, uma era, um relacionamento ou da própria vida – e se desenrola como um espelho da condição humana de incerteza e insegurança nas diversas etapas da vida. 

A linguagem cênica é minimalista, reforçando o clima intimista e de esvaziamento ao absorver os espectadores no cenário, sem elementos simbólicos, figurinos especiais e show de luzes, apresentando de maneira crua a interação das personagens. Apesar de não serem intencionais, as escolhas técnicas da peça, como as roupas escolhidas para a encenação, caem como uma luva no contexto, mantendo a simplicidade da cena e acentuando o impacto das falas. O fim apresentado é cotidiano: o fim das certezas, da comunicação, e a busca incansável de sentido em um mundo no qual os parâmetros que temos não são suficientes

A crítica à falência das relações humanas é reforçada pelas atuações das atrizes Paloma e Marina, contidas e ao mesmo tempo intensas, onde os momentos de silêncio dizem tanto quanto as palavras. Essa ambiguidade força o espectador a ter atenção aos detalhes e gestos mínimos, convidando a introspecção e a absorção de que, apesar de tantas mudanças, continuamos existindo e resistindo no mundo, começando de novo inúmeras vezes.  

Em tempos de esgotamento e dúvida, a peça não é apenas um espetáculo e sim uma provocação existencial: uma tentativa de apresentar novos começos e possibilidades enquanto ensaiamos para o fim definitivo. A dança apresentada no final reúne uma série de movimentos apresentados ao longo das cenas, demonstrando que todas as escolhas que fazemos na vida fazem parte de um retrato final de quem somos, errando e acertando, aperfeiçoando cada movimento a cada dia. 


Supervisão: Paulo Henrique Caetano

Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: Dirceu Vieira

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário