“INTENSIVÃO DECOLONIAL” EM SÃO JOÃO DEL-REI PROMOVE IMERSÃO EM SABERES NEGROS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Ana Luiza Fagundes

O Movimento Negro de São João del-Rei, em colaboração com o Diretório Acadêmico dos Cursos de Letras da UFSJ (DALET) irá realizar o seu I Intensivão Decolonial. O encontro ocorre no dia 19 de julho, das 08h às 21h, no Centro Cultural Quilombo Urbano, localizado no Bairro São Dimas – Lava Pés, Rua Travessa Afonso Santana, n° 25. Uma programação cultural também está prevista para iniciar a partir das 18h30.

O evento será realizado na modalidade palestra-aula, com atividades culturais que propõem promover um espaço de troca pelo objetivo de ofertar um aperfeiçoamento dos saberes da diáspora africana através da história, da literatura, da cultura africana e afro-brasileira. As inscrições devem ser realizadas pelo Google Forms disponibilizado na bio do Instagram @movimento.negro.sjdr, com a disponibilidade de 30 vagas. Caso haja demanda, os organizadores planejam fazer uma segunda edição ainda este ano.

Por dentro do evento

O cronograma se inicia com um café com o Movimento Negro, seguido do inicio dos debates com autores como Lélia Gonzalez, Cláudio do Carmo e Amauri Mendes. Os materiais serão ofertados no dia e serão desenvolvidos junto aos oradores que foram convidados. Haverá pausa para o almoço e café da tarde durante o dia disponibilizados pelo evento.

Longe dos cartões-postais tradicionais, o intensivo irá mergulhar nas camadas mais profundas da formação de São João del-Rei. Em entrevista à reportagem, o gestor de comunicação e presidente do Movimento Negro, Dellcimar Ribeiro, afirma: “a construção e promoção de espaços como esse é a certeza de que a nossa cultura vai se movimentar para além dos espaços físicos […]. Cada participante vai se tornar um quilombo em movimento”, reflete. A proposta é uma desconstrução de narrativas e oferecer novas perspectivas sobre o passado, o presente e o futuro da cidade através das lentes do pensamento descolonial e da vivência negra.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: reprodução / banco de imagens – Freepik

Deixe um comentário