ARTIGO DE OPINIÃO: MARGINALIZAÇÃO DO SKATE NO BRASIL – FALTA DE PISTAS, PRECONCEITO E DESCASO PÚBLICO

Vitor Hugo Costa

Em 19 de outubro de 2024, foi realizada, na Folha de São Paulo, uma entrevista com o skatista profissional Bob Burnquist em que o próprio mostra sua indignação com a maneira que os skatistas e a cultura do skate são tratados todos os dias. O entrevistado expõe sua opinião comentando que se orgulha muito do nível de popularidade que o esporte chegou, porém, enfatiza o fato de que muitos skatistas brasileiros ainda são destratados por parte das autoridades.

A marginalização do skate em solo nacional é um dos problemas mais recorrentes para as pessoas que o praticam. Dia após dia, aparecem casos em que skatistas são vítimas de calúnia, preconceitos e, na maioria dos casos, agressões físicas praticadas tanto por civis quanto por autoridades. Um grande exemplo de preconceito com skatistas foi o caso que chamou muita atenção da mídia. Em uma reportagem na Folha de São Paulo, feita em 2017, é mostrado que um universitário foi agredido por seguranças no metrô Barra Funda, em São Paulo.

A marginalização de um grupo social específico dificulta muito a evolução e o reconhecimento dos próprios. Com o skate sendo um esporte tão mal visto, é tratada com normalidade a falta de espaços para praticar o esporte ou a condição precária dos lugares já existentes. No território brasileiro inteiro, pode-se perceber claros exemplos de que tais lugares são esquecidos em comparação com os outros esportes conhecidos.

Pistas de skate, além de serem centros recreativos para os atletas que praticam o esporte, seja profissionalmente, seja casualmente, são locais de comunhão para crianças e famílias. É de extrema importância que aconteça uma movimentação por parte da Secretaria de Esporte para que haja manutenção em ambientes que já existem e que sejam feitos uma quantidade maior de projetos para novas pistas de skate nas cidades do Brasil, exatamente pelo fato de ser um local aberto para todos os públicos, em que se pode aprender sobre esporte, música, arte e cultura em geral.


Supervisão: Paulo Henrique Caetano

Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: arquivo pessoal

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Um comentário sobre “ARTIGO DE OPINIÃO: MARGINALIZAÇÃO DO SKATE NO BRASIL – FALTA DE PISTAS, PRECONCEITO E DESCASO PÚBLICO

Deixe um comentário