CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI REPROVA HOMENAGENS AO DEPUTADO NIKOLAS FERREIRA

Redação

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de São João del-Rei ocorrida na noite desta terça (dia 03), foram reprovadas duas propostas que homenageariam o deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Se fossem aprovados no segundo turno, o Projeto de Resolução n. 2832 concederia a Medalha Presidente Tancredo Neves ao deputado, enquanto o Projeto de Resolução n. 2838, o título de cidadão honorário são-joanense.

Na primeira votação dos projetos, apenas as vereadoras Cassi Pinheiro (PT) e Sinara Campos (PV) se posicionaram contra as homenagens ao deputado. Além da repercussão na internet, os projetos, de autoria do vereador Rafael Lima (PL), provocaram reações de quem assistia no plenário assim que foram mencionados pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Dondom (PSDB).

O primeiro a anunciar a reconsideração do voto foi o vereador Edmar da Farmácia (PSDB). Ele chegou a relembrar os deputados federais eleitos mais votados na última eleição – em ordem: Dr. Frederico (PRD), Aécio Neves (PSDB), Nikolas Ferreira (PL), Reginaldo Lopes (PT) e Ana Pimentel (PT), apontando que, embora tenha obtido boa votação na cidade (4.585 votos), Nikolas pouco teria destinado recursos e emendas para a população são-joanense quando comparado com os demais parlamentares citados.

Cassi, por sua vez, reafirmou o voto contrário aos projetos, adicionando ainda o episódio do primo de Nikolas que foi preso, na última semana, com mais de 30 quilos de maconha, bem como o fato de que a cidade que o deputado federal do PL mais destinou emenda parlamentar, no último ano, foi justamente a cidade onde o primo residia e o tio foi candidato, sem sucesso, pela Prefeitura de Nova Serrana (MG).

Luiz Felipe Maciel (PRD) foi outro que mudou de voto. Durante seu momento de fala, o vereador chegou a ler mensagens de apoiadores que cobraram para que ele reconsiderasse o voto em prol das homenagens. O vereador Gustavo Acácio (Podemos) também usou esse argumento para declarar que estava mudando de voto e também seria contra.

Sinara Campos reafirmou o posicionamento contrário ao projeto de conceder a Medalha Presidente Tancredo Neves a Nikolas, novamente, relembrando a atuação durante a pandemia, além de contribuições à cidade de São João del-Rei.

Ao longo das declarações de voto, Rafael Lima chegou a rebater e argumentar com os colegas parlamentares. Narrou a atuação de Nikolas nas mídias sociais, a repercussão de vídeos que viralizaram diante ao enfrentamento ao governo federal, liderado pelo presidente Lula (PT). Durante a votação que tratava sobre a Medalha, os vereadores Claudinho da Farmácia (Mobilização) e Fernando Inspetor (Mobilização) também foram contra. Já Rosinha do Moto-Táxi (Republicanos), se absteve.

Assim, o projeto que concederia a Medalha Presidente Tancredo Neves recebeu sete votos contrários (Cassi, Sinara, Edmar, Luiz Felipe, Gustavo, Claudinho e Fernando), quatro a favor (Rafael Lima, Weriton Andrade – PSD, Professor Leonardo – NOVO e Sargento Machado – PRD) e uma abstenção (Rosinha). O presidente da Câmara Municipal, Dondom, só vota em caso de empate.

Já debatendo sobre o projeto que daria o título de cidadão honorário de São João del-Rei para Nikolas, Claudinho e Fernando Inspetor aproveitaram a oportunidade para apontarem as justificativas para mudança de voto. Enquanto Claudinho elencou que “a posição era política e ética”, Fernando afirmou ser contra por causa dos “posicionamentos preconceituosos” de Nikolas.

O vereador Weriton, nesse momento, sinalizou que – após Rafael demonstrar surpresa e sugerir que a movimentação de votos ocorreu por indicação do prefeito, Aurélio Suenes (PL) – votaria contra a entrega do título de cidadão honorário ao deputado Nikolas.

Vereador Weriton disse que esperava “mais articulação” em prol dos projetos, da parte do próprio vereador Rafael (Imagem: reprodução / transmissão – Câmara Municipal de São João del-Rei)

Durante a votação desse projeto, foram oito votos contrários (Cassi, Sinara, Edmar, Luiz Felipe, Gustavo, Claudinho, Fernando e Weriton), três a favor (Rafael, Professor Leonardo e Sargento Machado) e uma abstenção (Rosinha). Novamente, o vereador Dondom, não votou por não ter dado empate.


Imagem de destaque: reprodução / rede social

Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário