Giovana Muniz
O transporte público da cidade de São João del-Rei é feito pela Viação Presidente desde 2001. Em 2024 o contrato foi prorrogado até junho de 2025, mas muitos moradores estão insatisfeitos com essa prorrogação. O motivo são os ônibus velhos, que sempre quebram, que não fecham a porta, ou inclusive quebram a porta durante o trajeto fazendo com que consumidores da empresa resolvam o problema.
A superlotação é outro problema grave. Apesar de pedidos frequentes para a ampliação dos horários, a empresa ignora as demandas da população. A grande questão é: por que a prefeitura contrata e prorroga contratos com uma empresa com a qual a população local está extremamente insatisfeita? Os ônibus que vão para o Campus Tancredo Neves, o mais afastado da cidade é uma total falta de respeito com os alunos: eles vão todos amontoados alguns até mesmo quase em cima do motorista isso pelo fato de ter apenas um horário direto perto do início das aulas, o das 18h10.
A Prefeitura Municipal deveria se orgulhar de ter estudantes vindo de fora para estudar em sua Universidade Federal, mas os humilham desta forma. O transporte público é um direito básico.
Até quando os moradores de São João del-Rei terão que aceitar um serviço que falha no essencial? Passou da hora de exigir mudanças e transparência. A prefeitura junto com os vereadores tem o papel de fazer o melhor para os moradores da cidade na qual foram eleitos e claramente não estão fazendo isso com a questão de transporte público.
A situação do transporte público em São João del-Rei é um reflexo de decisões políticas que colocam os interesses da população em segundo plano. É preciso repensar as prioridades e buscar soluções que respeitem os direitos dos cidadãos e promovam um serviço de qualidade. Afinal, o transporte público não é um luxo, mas uma necessidade básica para garantir dignidade no dia a dia.
Em tempo: o novo prefeito, Aurélio Suenes (PL), já chegou a anunciar que pretende fazer outra licitação. Agora é aguardar para ver se essas questões serão sanadas.
Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.
Edição: Arthur Raposo Gomes
