RETA FINAL PARA O ENEM: CURSINHO POPULAR EDSON LUÍS PREPARA ALUNOS PARA PROVA 

Ana Julia Barbosa e Rafaela Andrade

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. Neste ano, cerca de 4 milhões de estudantes farão a prova, que contempla várias áreas do conhecimento.  Em São João del-Rei, o Cursinho Popular Edson Luís prepara alunos da classe trabalhadora para esse dia. Desde março, os graduandos de licenciatura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), realizam aulas preparatórias para esses educandos.

Aula de história no Cursinho Popular Edson Luís  (Foto: arquivo pessoal)

A educadora e graduanda de história da UFSJ Lidiane Aquino, a preparação da equipe para a jornada de ensino pré-prova é intensa. De acordo com ela, “O CEPEL foi criado pelo Levante Popular da Juventude, aqui em São João del-Rei (…). Com o intuito de promover a entrada de jovens e adultos nas universidades”. O projeto é aberto a todos os interessados em realizar a prova, não se restringindo apenas a alunos que ainda estão no ensino médio, mas também àqueles que já se formaram e têm o objetivo de ingressar na faculdade.

As aulas começam em março, com o calendário acadêmico, e o ingresso no cursinho ocorre por meio de matrícula prévia, com vagas sendo disponibilizadas ao longo do ano, conforme surgem novas oportunidades. Para melhor preparar os alunos, o CEPEL inicia sua programação de aulas com um ano de antecedência. “Varia de educador para educador, sabe? Como ele vai trabalhar (…). Mas a gente tem simulados durante o ano, dois, três simulados durante o ano. A professora de redação trabalha com eles, a redação, então eles sempre têm a ela corrigida de volta” relata Lidiane.

Os graduandos da UFSJ que tem interesse em participar do projeto de extensão, devem realizar o  processo de seleção, onde poderão escolher em qual núcleo desejam trabalhar.   O cursinho possui uma equipe bem organizada, com membros atuando em diversas áreas, como produção de materiais, biblioteca popular, acompanhamento de alunos e educadores, entre outras.

Segundo Lidiane, “É uma realização pessoal. Coloca à prova se realmente queremos ser professores, testar nossos conhecimentos”, além de ministrar aulas esses alunos precisam compreender como funciona realidade educacional , ela ressalta que “Conciliar a educação popular com o conteúdo do ENEM é um grande desafio, mas a gente se dedica, a gente se doa mesmo para esse projeto”.

No início do ano são disponibilizadas cerca de 40 vagas para o Cursinho Edson Luís. Entretanto, por conta da evasão, os organizadores do projeto chamam alunos o ano todo, podendo entrar assim que aparece a oportunidade. A aluna de história conta que esse abandono ocorre pela rotina pesada que esses alunos possuem “por conta do trabalho deles ser muito puxado. Agora com o novo ensino médio, puxa muito deles. Então, às vezes eles acabam largando não porque eles desistem, mas porque a vida deles, a rotina não permite e isso é o que pesa muito para a gente”. Por conta disso, o projeto já é pensado em horários e dias que ajude esses alunos, tendo aulas só em dias de semana e no período noturno. 

A experiência de educandos do Cursinho

Um dos alunos que tiveram a oportunidade de estudar no CEPEL por conta de vagas remanescentes no meio do período foi Nilton Sebastião. Ele relata à reportagem que através de uma prima ele soube do cursinho, demonstrou interesse e entrou para lista de espera. Assim que surgiu uma vaga, os organizadores entraram em contato e ele começou os estudos após 6 anos parado.

Em seu relato o aluno afirma: “tenho achado muito bom, eu entrei no cursinho meio sem perspectiva, de o que eu queria ser da vida, de como seria daqui para frente. Aí fazendo o cursinho, conversando com quem já tava fazendo planos futuros.Tinha sempre em mente, que eu queria seguir uma carreira militar”. Nilton já prestou provas militares esse ano e espera o resultado. Enquanto isso se aperfeiçoa mais nas aulas.

Prova neste final de semana

Com todas as informações sobre locais e horários disponíveis no portal do INEP, a  prova do ENEM, visa possibilitar o ingresso de estudantes em cerca de 127 universidades federais distribuídas por todo o Brasil. Os integrantes do Cursinho Edson Luís estão otimistas que, entre os candidatos, aqueles que participaram das suas aulas consigam conquistar suas vagas desejadas.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário