SAMBA NO PÉ NA TERRA DOS SINOS

Richielle Oliveira

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Vem Me Ver é uma das cinco agremiações de samba de São João del-Rei, onde o tradicionalismo vai além do badalar dos sinos. O município possui uma rica história no que diz respeito ao Carnaval, com direito ao pioneirismo na criação de madrinhas de bateria, segundo entrevistas do acervo do Museu Regional de São João del-Rei. Neste ano, a Vem Me Ver consagrou-se tetracampeã, mantendo a posição de escola com maior número de vitórias no carnaval da cidade. São sete os troféus conquistados e apresentados com muito orgulho.

Desfile 2024 da Vem Me Ver (Foto: arquivo pessoal / Vem Me Ver)

O advogado Caio Andrade, 28 anos, é presidente de honra da escola e relaciona as vitórias consecutivas ao trabalho da comunidade. “Eu atribuo todas as nossas conquistas à força da nossa comunidade. Uma escola de samba sem comunidade não existe”, afirma Andrade.

A Vem Me Ver surge em 1991, no bairro Tejuco, a partir do bloco carnavalesco “Pão Molhado”, que carregava as cores atuais da escola: branco, verde e prata. O bloco foi fundado por um grupo de boêmios. A coruja, símbolo da agremiação, representa esses amantes da noite e do samba.  Segundo Andrade, desde o início a escola vem passando por crescentes estruturações, sendo motivo de alegria.

“Tenho muito orgulho do que o Tejuco construiu nesses últimos anos, esse laço forte com a nossa comunidade que é obra e retrato também da nossa identidade social e cultural”, diz o presidente. Vanessa Carvalho, 40 anos, faz parte da escola desde os vinte e cinco. Desfila como destaque no carro alegórico e afirma que a sensação de estar na avenida com a Vem Me Ver é “inexplicável e única”.

Para ela, a sucessão de vitórias também está ligada à “garra e trabalho” da diretoria e da comunidade tijucana. Acrescenta ainda que “A escola de samba é uma grande paixão para os tijucanos, abrilhantando ainda mais nosso bairro”.

Desfile 2024 da Vem Me Ver (Foto: arquivo pessoal / Vem Me Ver)

Em 2024 o desfile da agremiação contou com trezentas e oitenta pessoas, em 8 alas e 3 alegorias. Com o tema “ A Magia da lua: o eterno retorno feminino” , a escola buscou envolver os foliões, realizando um tributo à lua que, segundo eles é o símbolo de maior feminilidade e sedução. Com a representação da lua em suas variadas formas, a escola conseguiu não só o primeiro lugar, mas também garantiu o troféu de melhor comissão de frente. Parte do desfile da tetracampeã pode ser conferido no YouTube.

Comissão de frente 2024 da Vem Me Ver (Foto: arquivo pessoal / Vem Me Ver)

Desfile de 1 hora, planejamento de 11… meses

O samba não fica só na avenida. Durante todo o ano o GRES Vem Me Ver realiza diversos eventos para arrecadar um valor que faça jus ao desfile que desejam entregar. A agremiação recebe aproximadamente oitenta mil reais da prefeitura, que segundo Caio Andrade, é um fomento (estímulo) já que o valor gasto chega a ser 3 vezes maior. No último carnaval a escola desembolsou pouco mais de duzentos mil reais.

“É caro fazer carnaval, quando nós falamos de carnaval, nós falamos de material, de brilho, de pena, de calçado, a Vem Me Ver calça a escola inteira, com sapato de couro feito em Prados. São fantasias bem-feitas, materiais de qualidade.”afirma o presidente.

Para adquirir o dinheiro necessário, a escola trabalha o ano todo com uma agenda de eventos. No primeiro semestre deste ano, já foram realizados cinco eventos, organizados em barraquinhas, bingos, venda de feijoada e o lançamento do enredo para o carnaval de 2025. Além disso, a agremiação conta com patrocínios de alguns comércios locais. Para Alexandre Fenty, 22 anos, diretor de marketing e 2° mestre sala da Vem Me Ver, o acolhimento e participação da comunidade nesses eventos é o que faz a diferença para ganhar o título.

O desfile de sessenta minutos que enche as ruas e arquibancadas da Avenida Tancredo Neves demora quase um ano para ser preparado. Quando termina um carnaval, a equipe da Vem Me Ver já está pensando no próximo. Após poucas semanas de descanso, o primeiro passo é pensar a parte histórica, ou seja, o enredo, divisão das alas, as vestimentas. Segundo passo é a criação dos figurinos e terceiro, a confecção.

Desfile 2024 da Vem Me Ver (Foto: arquivo pessoal / Vem Me Ver)

Alexandre Fenty fala que as expectativas para 2025 são as melhores possíveis, “As expectativas são pra ganhar mesmo. A gente já foi tetra, agora queremos ser penta! Estou muito confiante e realizado de ver a escola bonita. Mais uma vez ela vai descer brigando pelo campeonato, então as expectativas são as melhores.”

Todos os eventos e informações sobre o GRES Vem Me Ver podem ser acompanhados no Instagram da escola, que é o @gres.vem.me.ver.

A importância do Carnaval para São João del-Rei

São João del-Rei é atrativa para turistas durante todo o ano, o que em muito contribui para a economia da cidade. No mês do carnaval, não é diferente. É é ainda melhor, uma vez que empregos temporários são gerados. Caio Andrade intitula esse movimento como “economia limpa”, já que é um dinheiro externo que vem para o município por meio da indústria da cultura.

Para o advogado o carnaval tem grande impacto na cidade. “Uma das importâncias do carnaval é girar a economia da cidade, porque você contra uma costureira, contrata um serralheiro, contrata um marceneiro, contrata um pintor[…] abre espaço para o ambulante ir vender no evento, envolve todo uma comunidade, as pessoas compram roupa no comércio, mais turistas vêm para a cidade, compram nos supermercados, ficam em pousadas”. O carnavalesco acrescenta ainda que o município ganha com a cultura.

Andrade ressalta a importância cultural do carnaval em São João del-Rei. Para ele, a cidade possui o desfile mais bonito, que ainda mantém viva a tradição do samba. “O samba é centenário, é uma tradição que vem dos morros, da periferia, que busca sua ancestralidade nos quilombos, nós quando falamos de Olorum, Ayê, o encontro céu e a terra, o samba é justamente isso, os pés descalços que tocam nesse chão. O samba é o renascimento [..] e tem uma importância muito grande seja cultural, econômica ou social,diz o presidente.

O presidente da Vem Me Ver faz ainda um apelo para que o carnaval seja mais valorizado no município e revela o desejo de parcerias com a Universidade Federal de São João del-Rei. Para ele seria muito importante que uma faculdade tão renomada e forte abrisse os portões para as escolas de samba e assim integrassem um movimento para manter a festa tradicional na cidade.


Edição: Vanessa Maia

Imagem de destaque: arquivo pessoal / Vem Me Ver

Deixe um comentário