CUFA MONTA SEDE EM SÃO JOÃO DE-REI

Lucas Maximiano

A Central Única das Favelas (CUFA) Minas Gerais instalou sua base em São João del-Rei. Com a coordenação de Denis Leonardo Alves Silva e Sandro Márcio do Nascimento, a organização reforça seu compromisso com a promoção da cultura hip-hop e o desenvolvimento social da cidade.

Presente há mais de duas décadas nas favelas brasileiras, a CUFA atua em diversas frentes, como esporte, educação, cidadania e arte. Através de seus projetos, a organização busca promover a inclusão social e a valorização da cultura local, contribuindo para a construção de comunidades mais justas e equitativas.

Em São João del-Rei, em 1995, foi iniciado um projeto parecido, no entanto, com foco na capoeira. Ao longo dos anos, a demanda por outras atividades cresceu, e a organização ampliou sua atuação para atender às diversas necessidades da comunidade. O objetivo agora é expandir os projetos para todos os bairros da cidade, com o apoio de lideranças locais.

Sandro afirma que a ideia principal do projeto é que a CUFA esteja em cada bairro e tenha um líder que possa difundir o trabalho e fortalecer a comunidade.

Segundo os organizadores, o projeto contribui para a construção de comunidades mais justas e equitativas, oferecendo alternativas ao crime e à violência. A CUFA também atua como um importante canal de diálogo entre a comunidade e o poder público, buscando garantir o acesso a direitos básicos como educação, saúde e saneamento básico.

Serviço

Um dos feitos da CUFA em São João del-Rei é a Biblioteca Comunitária, localizada no bairro Araçá. A biblioteca está coletando doações de livros para ampliar seu acervo e oferecer um espaço de leitura e aprendizado para a comunidade.

As doações podem ser entregues na Biblioteca Municipal de SJDR, na Praça Frei Orlando, 90, Centro, ou no Salão Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá, sede da CUFA.

Para mais informações do projeto, basta contactá-lo pelo WhatsApp: (32) 9 9916-1171.


Edição: Vanessa Maia

Imagem de destaque: reprodução / rede social – @cufasjdr

Deixe um comentário