ARTIGO DE OPINIÃO: A REALIDADE EM FORMA DE LIVRO

Ana Beatriz Dalchow

Sucesso entre os jovens e adultos, o fenômeno literário “É assim que acaba” da autora Colleen Hoover aborda de maneira realista temas como violência doméstica e abuso psicológico.

Segundo a revista Veja, o livro possui mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil, sendo considerado o livro do ano e o mais vendido pela Amazon. Outro dado relevante é de responsabilidade do IBEG: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que foram registradas mais de três milhões de vítimas de violência doméstica no primeiro semestre de 2024.

No mundo literário, Lily Bloom é a inspiração de diversas mulheres. A protagonista cresceu vendo sua mãe sofrendo agressão do seu pai em casa. Quando adulta, após a morte do seu pai, Lily vive um “romance” com Ryle Kincaid, mas em poucos meses sofre violência física e mental do seu parceiro.

O livro mostra de forma direta como funciona a pressão psicológica nas mulheres que passam por esses desafios e, ao mesmo tempo, a mentalidade dos seus parceiros. A protagonista insiste em se convencer que ainda existe amor e na mudança do seu esposo, mas em pouco tempo tudo se repete: “Ele me empurrou. De novo. É a segunda vez”, pensa Lily após ser derrubada da escada.

Ao longo do livro, a autora descreve os inúmeros pedidos de desculpa feitos pelo Ryle, deixando em evidencia todas as vezes que ele jogou culpa na sua mulher pelo seus próprios surtos e descontroles. Mas, depois de ir parar no hospital após uma agressão do seu esposo, Lily descobre que tá grávida e, com muita dificuldade, ao segurar sua filha nos braços pela primeira vez, ela decide por um ponto final naquele sofrimento: “minha mãe passou por isso. Eu passei por isso. Mas nem morta vou deixar minha filha passar por isso”.

“É assim que acaba” encoraja as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência procurarem por ajuda, o romance aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar as complexidades das relações tóxicas.

Dessa forma, é evidente a importância do conto na realidade brasileira, já que o público feminino sofre não só agressões físicas, mas também psicológicas, mostrando que o amor e o abuso muitas das vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.

“É assim que acaba. Nós vamos colocar um ponto final nisso”, diz Lily para sua filha ao pedir, finalmente, o divórcio de Ryle.


Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário