Maria Eduarda Bataglia,
Carolina M. Maia e Maria Clara S. Prado
Quase três meses de paralisação dos docentes e técnicos afetaram a rotina de várias instituições federais, incluindo a Universidade Federal de São João del-Rei. A greve, motivada por cortes no orçamento das universidades, iniciou em março de 2024 e teve impacto, especialmente, na matrícula dos calouros do primeiro período. Sem tempo adequado de adaptação, muitos estudantes se viram perdidos durante esse período de incertezas.
Aluno do curso de Teatro na instituição, Nelson Guimarães tem 21 anos e ao ser perguntado como foi a greve para ele, responde: “a greve foi mais ou menos desanimada para mim, acabei não me engajando muito nos movimentos estudantis por não entender a fundo as questões que estavam sendo discutidas”.
Ao ser perguntado sobre a retomada das atividades letivas, à reportagem, ele demonstra animação por ser uma nova experiência, e comenta sobre a dificuldade de readaptação aos estudos após três anos formado no ensino médio. Contudo, aponta que “a volta repentina me atrapalhou bastante, porque eu já tinha alguns trabalhos marcados na minha cidade natal e as datas colidiram, então não consegui concluir muitos deles”.
Atualmente, já foi divulgado o calendário da recomposição do primeiro semestre letivo de 2024, previsto para ser encerrado em meados de setembro. Após um breve período de férias, o segundo semestre deste ano está programado para iniciar em outubro e ser encerrado em fevereiro de 2025.
Relembre
A greve das três categorias (técnicos-administrativos, docentes e estudantes) ocorreu, principalmente, pelo mesmo motivo: a luta pela recomposição do orçamento nas instituições federais de ensino superior. Uma parte desse orçamento foi articulado, mas, segundo informado pela gestão da universidade, ainda não é o suficiente.
Uma outra demanda do movimento grevista foi a recontratação de trabalhadores terceirizados que foram dispensados no início do ano por causa, de acordo com informações, pelo corte no orçamento.
Edição: Arthur Raposo Gomes
