ARTIGO: SCUDERIA FERRARI É LENDÁRIA E DECEPCIONANTE

Renata Resende

Ferrari: você não precisa entender de carros para saber da fama dessa marca. Fundada em 1929 pelo italiano Enzo Ferrari, a equipe de Maranello, que ao longo da história teve importantes pilotos como Niki Lauda, Michael Schumacher, Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa, se transformou numa lenda, objetivo de carreira de muitos pilotos que correm no mundo do automobilismo. Mas as expectativas dos Tifosi (fãs da equipe) de ver a Ferrari ganhando as corridas e disputando os campeonatos, de pilotos e construtores, estão cada vez mais sendo frustradas. 

 A última vitória da Scuderia aconteceu na casa de um dos seus pilotos, em Mônaco. A vitória de Charles Leclerc foi comemorada não só pelos Tifosis, mas também pelos fãs de outras equipes, já que o monegasco, considerado o piloto mais azarado do torneio de Fórmula 1, teve uma série de corridas frustrantes nesse Grande Prêmio. Mas nas próximas corridas, seu azar voltou com tudo. No Canadá, ele não conseguiu concluir a corrida; na Espanha, terminou em quinto lugar, dando esperança aos fãs; na Áustria, ele não conseguiu pontuar; e no último GP, sua posição caiu ainda mais.

 O outro piloto, Carlos Sainz, também não concluiu a corrida no Canadá. Na sua casa, Espanha, ele terminou em sexto lugar. Obtendo mais desempenho que seu colega de equipe, ele tem conseguido pontuar, conseguiu subir no podium na Áustria, ficando em terceiro lugar e na Inglaterra, ficou em quinto. Sainz esse ano conseguiu o apelido de ´´Aviso Prévio“, já que, antes do torneio começar, a Ferrari anunciou que não iria continuar o contrato, e em 2025, Lewis Hamilton (Mercedes) se juntará a equipe. 

 Mas esses desempenhos ruins não são total culpa dos pilotos. A equipe de Maranello é famosa por não ter a palavra “estratégia” no seu dicionário. E além das decisões ruins que toma nas disputas, como colocar pneus errados no carro do Leclerc, a montadora italiana, ironicamente, não coloca um carro na pista que realmente tenha cacife para disputar, e faz com que Enzo Ferrari se revire no túmulo a cada corrida. Porém, a Scuderia vem aos poucos tentando se reerguer e uma série de mudanças estão sendo feitas. 

 Uma das contratações que está fazendo um efeito positivo é o novo chefe da equipe Frédéric Vasseur; e além de Hamilton que entrará em 2025, há também uma possível contratação do engenheiro da Red Bull Racing, Adrian Newey. E agora, resta aguardar se vai vir alguma atualização dos carros para a próxima corrida na Hungria, enquanto os fãs vão criando expectativas, de novo, que a Ferrari dê trabalho as equipes de ponta como a McLaren e a Red Bull Racing.


Imagem de destaque: reprodução / Instagram – Scuderia Ferrari

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário