O AMOR PELO FUTEBOL E PELO JORNALISMO: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE VIDA DE LEONARDO BERTOZZI, COMENTARISTA DO ESPN

Isabella Mol

O comentarista esportivo da ESPN, Leonardo Bertozzi, contou suas experiências, desafios e percalços na procura de uma carreira no jornalismo, em uma palestra realizada no Intercom Sudeste de 2024, em Barbacena (MG). Expondo ideias, inspirações e conselhos de vida, ele incentivou seus ouvintes a correrem atrás dos seus sonhos e a se empenharem para que se concretizem. 

O profissional, que também dirige o podcast esportivo “Futebol no Mundo”, usa a sua própria história como exemplo. Ele explica que a sua ambição foi criando raízes logo na infância, quando, por influência do avô, entrou em contato com o mundo do futebol. Atleticano, o senhor levava o neto consigo para todos os jogos do Mineirão e rapidamente a paixão pela modalidade ganhou espaço no coração de Leo. 

Além de assistir aos jogos no estádio, ele se revezava entre acompanhar as partidas na televisão, jogar no clube em que era sócio e estudar sobre os times e sobre seus jogadores, para ficar por dentro do que estava acontecendo no mundo esportivo.

Os anos se passaram e Leo não perdeu o gosto pelo esporte. Aspirante a escritor, o comentarista decidiu o que queria fazer: ser jornalista esportivo – mesmo sem o apoio do pai. 

A partir daí, a sua carreira andou por diversas estradas. Ele trabalhou na cobertura de jogos do Atlético Mineiro, narrando-os de forma escrita. Mais tarde, porém, o site no qual disponibilizavam as narrações perdeu espaço e parou funcionar.

Leonardo, então, mudou-se para São Paulo para estar ao lado da esposa e teve que trabalhar como “faz tudo”. Àquela altura, após não ter encontrado emprego na sua área, ele precisava procurar outra forma de sustento. Mesmo assim, não desistiu. 

Ainda que estivesse ocupado com outro tipo de serviço, Leonardo sempre buscava formas de estar conectado ao jornalismo e, é claro, ao futebol. Algum tempo depois, com apoio da família, ele decidiu que era a hora da virada de chave em sua vida: precisava deixar tudo e investir no seu sonho, ou sentia que sua hora passaria. Reunindo coragem, Leonardo deixou o emprego, apoiado pelos sogros que garantiram ajudá-lo até que se estabelecesse, e criou o próprio site esportivo.

Aos poucos, prometendo trabalho bem feito e verdadeiro, o profissional começou a se tornar conhecido. Ele fazia de tudo no site – a cobertura dos eventos, as matérias, as seleções de fotos e assim por diante. Algum tempo se passou, situações e empregos depois, como resultado de muito empenho, Leonardo foi contratado como comentarista esportivo pela ESPN, onde está até hoje.

 “O jogo é só uma parte do espetáculo do futebol”

Com tudo isso, Leo reforça que “o jogo é só uma parte do espetáculo do futebol”, assim como os capítulos da vida, ainda que difíceis de entender no momento, levam as pessoas para o grande cenário em que elas estão destinadas a chegar. Entusiasmado, ele conta que sente muito orgulho de fazer o que faz e diz que o esporte une as pessoas de forma única. Depois, aconselha os ouvintes para que sejam sempre dedicados e busquem seus sonhos. 

A história de Leonardo fala sobre alguém que teve oportunidades e que soube muito bem usá-las. Com força de trabalho, garra e dedicação, ele encontrou o caminho para viver o sonho.


Imagem de destaque: divulgação / Instagram – @intercomsudeste 

Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário