Gabriel Rios e Arthur Raposo Gomes
Há menos de um ano das eleições municipais de 2024, os bastidores da política de São João del-Rei podem ser caracterizados pelo intenso movimento: estão cada vez mais constantes os encontros para discussão de candidaturas a uma das 13 cadeiras na Câmara Municipal e, principalmente, à sucessão da prefeitura. O atual prefeito, Nivaldo Andrade (União Brasil), não pode concorrer, já que, em 2020, ele já foi reeleito para o segundo mandato consecutivo.
Nas últimas semanas, a reportagem ouviu fontes ligadas a diferentes partidos e grupos políticos que existem no município. Em seguida, nos últimos dias, o Notícias del-Rei buscou contato para entrevistas com os principais nomes mencionados. Em ordem alfabética: Aurélio Suenes, Igor Sandim, Jânia Costa, Jordano Metalúrgico, Jorge Hannas, Lívia Guimarães, Valdecir da Asapac e Victor Agostini.
- Aurélio Suenes
Ex-prefeito e ex-vereador de Resende Costa, o nome de Aurélio circula no contexto político são-joanense há alguns anos: em 2022, ele chegou a ser candidato a deputado estadual pelo partido Democracia Cristã (DC), mas não foi eleito.
Agora em 2023, vídeos com parlamentares do Partido Liberal (PL), como o deputado estadual Bruno Engler e o deputado federal Nikolas Ferreira, além do senador Cleitinho Azevedo (atualmente no Republicanos e com troca anunciada para o PL), têm sido compartilhados no perfil do empresário.

A reportagem entrou em contato com Aurélio para uma entrevista. Em resposta, o ex-prefeito afirmou que “ainda não há uma confirmação dessa pré-candidatura”. Decidiu, portanto, “não se manifestar no momento”, até que haja um posicionamento.
- Igor Sandim
Vereador em terceiro mandato na Câmara Municipal de São João del-Rei, entre 2013 e 2014, Igor já foi vice-presidente do Poder Legislativo e também presidente da Casa por quatro anos (2017 a 2020). Graduado em Administração Pública, em 2022, ele chegou a ser candidato a deputado estadual, associado a candidatura à reeleição do deputado federal Dr. Frederico (Podemos). No entanto, Igor não foi eleito.

Para 2024, há comentários que ele possa compor a chapa de Jânia Costa, como candidato a vice-prefeito. Entretanto, algumas fontes acreditam na possibilidade do próprio Igor ser candidato a prefeito de São João del-Rei.
Contactada pelo Notícias del-Rei, a assessoria de Igor Sandim afirmou que não conseguiu tempo hábil para responder às perguntas.
- Jânia Costa
Ex-vereadora de São João del-Rei por três mandatos (eleita em 1982, em suplência e assumindo posteriormente, 2008 e 2012), Jânia chegou a presidir a Câmara Municipal entre os anos de 2009 e 2010. Nas eleições municipais de 2016 (então filiada no PSD) e de 2020 (então filiada no PTB), foi candidata ao Poder Executivo, perdendo, nas duas vezes, para o atual prefeito, Nivaldo Andrade (União Brasil). Mas antes disso, foi candidata a prefeita de São João del-Rei pelo PSC em 1996 e, em 2004, a prefeita de Santa Cruz de Minas pelo PTB.
Já tendo trabalhado como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa, recentemente, fez parte da administração municipal de Tiradentes, ocupando o cargo de secretária de Saúde na gestão do prefeito Nilzio Barbosa (MDB), popularmente conhecido como Pinto.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de Jânia para entrevistá-la. No entanto, assim como o vereador Igor Sandim, a resposta foi de que não conseguiu tempo hábil para responder aos questionamentos.
- Jordano Metalúrgico
Jordano Carvalho, mais conhecido como Jordano Metalúrgico, é outro nome citado à reportagem. Se confirmada a candidatura dele para 2024, esta será a sétima eleição disputada: em 2012 e 2016, ele foi candidato a prefeito de São João del-Rei; em 2014, tentou uma cadeira no Congresso Nacional; em 2018, concorreu contra Romeu Zema (NOVO) pelo Governo de Minas Gerais; em 2020, se candidatou a vereador de São João del-Rei; e em 2022, compôs a chapa do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) na disputa pelo governo estadual, enquanto candidato a vice-governador da colega de partido, Vanessa Portugal.
Ao Notícias del-Rei, Jordano afirma que o partido ainda não definiu uma candidatura, mas que ele atende aos critérios do partido para a disputa, tais como ter o perfil operário metalúrgico, histórico da defesa da classe e ser socialista.

Segundo o metalúrgico, a cidade enfrenta inúmeros desafios relacionados à saúde, educação, desemprego e falta de compromisso com os mais pobres. Neste cenário, aponta que o programa partidário “tem como prioridade em todo o país, a criação de conselhos operários e populares com membros eleitos pela população. […] (com) um papel importante de ouvir e garantir, junto ao governo municipal, a vontade da população”.
“São João del-Rei tem um potencial gigante industrial, comercial, cultural e ecológico. […] É uma cidade capaz de polarizar toda uma região”, defende.
- Jorge Hannas
Atual vice-prefeito de São João del-Rei, Jorge Hannas fez parte das chapas que elegeram Nivaldo Andrade por quatro vezes: em 2000 (então filiado no MDB), em 2008 (então filiado no MDB), em 2016 (então filiado no PDT) e 2020 (filiado no Avante). Em 2012, quando Helvécio Reis (então filiado no PT) foi eleito, Jorge também fez parte da chapa concorrente liderada por Nivaldo. Durante anos, ele respondeu também pela direção-geral do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae).

Em julho deste ano, a partir da condenação de Nivaldo por improbidade administrativa, a posse de Hannas como chefe do Poder Executivo local chegou a ser marcada pela presidência da Câmara, tendo sido cancelada dias depois: a Casa Legislativa suspendeu a cassação do prefeito, após decisão liminar judicial atendendo ao pedido da defesa.
O vice-prefeito também foi contactado pelo Notícias del-Rei e, até a noite desta quinta-feira (dia 21), não houve resposta.
- Lívia Guimarães
Atualmente vereadora de São João del-Rei, Lívia está no terceiro mandato consecutivo: de 2012 a 2016, de 2017 a 2020, e de 2021 até 2024. No último pleito, a jornalista foi reeleita como a parlamentar mais votada da cidade. Lívia é graduada em Jornalismo, é ativa nos movimentos sociais da cidade e foi eleita vereadora pela primeira vez com 25 anos de idade.
A pré-candidatura de Lívia já está confirmada em encontro municipal realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O evento reuniu, entre outras lideranças, o deputado estadual e presidente do PT Minas Gerais, Cristiano Silveira, a deputada estadual reeleita, Beatriz Cerqueira, e a deputada federal em primeiro mandato, Ana Pimentel.

Em entrevista ao Noticias del-Rei, Lívia considera que “em São João del-Rei, as pessoas enfrentam vários problemas. Mas é claro que a saúde e a educação são os mais graves”. De acordo com a atual vereadora, será desenvolvido um “programa emergencial” com foco nessas áreas.
A jornalista disse à reportagem que acredita que o apoio ao respectivo mandato expressa a união de diferentes pessoas e que o “trabalho exercido na cidade acaba se sobressaindo ao partido e às posições ideológicas”. “Já estabelecemos uma sólida articulação com parlamentares estaduais e federais. Com isso, iremos trabalhar para trazer recursos e impulsionar o desenvolvimento de São João del-Rei”, avalia.
- Valdecir da Asapac
Graduado em Administração, Valdecir Braga é conhecido na cidade por causa do trabalho em uma instituição social local: a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac).
Em 2020, foi candidato pela primeira vez a um cargo eletivo: então filiado ao Democratas, concorreu pela Prefeitura de São João del-Rei, terminando o pleito em quinto lugar, com 3.735 votos, quando Nivaldo Andrade (então no PSL) foi reeleito.

Em contato com o Noticias del-Rei, Valdecir disse que não conseguiria responder a tempo, por incompatibilidade de agenda.
- Victor Agostini
Victor é advogado e filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele presidiu a subseção são-joanense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por dois mandatos e trabalhou como assessor na área de Educação, na atual administração municipal.
Caso seja anunciada oficialmente, essa será a primeira candidatura do advogado a um cargo eletivo no Executivo. Em 2018, no entanto, ele já foi candidato a deputado federal, então filiado no PHS, não tendo sido eleito.
Em entrevista ao Noticias del-Rei, Victor declara que a candidatura ainda não está confirmada, mas que “caminha para isso”. Para ele, os principais problemas do município são: o descaso com a saúde pública, o fornecimento de água e tratamento de esgoto, além da violência.

O possível postulante aponta que, através do fomento ao turismo e com uma ampla reorganização do transporte público e da mobilidade, pretende contemplar o desenvolvimento social e estrutural de São João del-Rei.
“Nossa cidade é conhecida e importante no cenário nacional e internacional, mas está esquecida na atualidade. Precisamos retomar sua posição de destaque”
Nota da direção
A direção e supervisão do portal Notícias del-Rei reforça que todos os nomes cotados incluídos na reportagem foram contactados, na mesma data, com prazo estabelecido e igualitário.
O portal segue disponível para futuras oportunidades de entrevistas e para recebimento de sugestões de pauta.
* Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Arthur Raposo Gomes
