
Andreza Siqueira
Promovido como um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o “Domingo no Campus” tem o objetivo de abrir as portas da instituição para além da comunidade universitária, aproximando a comunidade externa para usufruir dos espaços do campus.
A coordenadora geral do evento, Renata de Souza Reis, conta que “a gente acabou convidando projetos e programas de extensão, da Zootecnia e de outros departamentos”. Ela aponta que uma das vantagens do “Domingo” é abrir oportunidade da população vivenciar as experiências da UFSJ.
Aprender brincando
A rua de lazer é uma das principais atividades do “Domingo no Campus“, entre brincadeiras e gincanas, as crianças participam de ações lúdicas e educativas.
Para a professora da UFSJ, Priscila Figueiredo, a ideia é desenvolver junto com o “Domingo no Campus“, as possibilidades de lazer e entretenimento dentro do Campus Tancredo Neves (CTAN).
“Então, a gente acredita que o campus é um espaço e um equipamento de lazer, muito potente para a cidade e potencializamos isto com projetos de ensino e de extensão”, avalia.
Educação ecológica e ambiental
A trilha interativa e interpretativa também costuma integrar o cronograma do “Domingo no Campus“.
O professor da Universidade, Ricardo Pereira Sepini, relata que o aproveitamento dos moradores e moradoras de São João del-Rei ao participar da trilha ecológica é positivo.
“Nós temos dentro do CTAN uma área verde considerável, no qual o ‘EcoCampus’ utiliza este espaço para trabalhar a educação ecológica e a educação ambiental com a população de um modo geral. A programação é baseada numa trilha de aproximadamente 30 minutos em mata fechada dentro do CTAN”, explica.
Quem participa do “Domingo no Campus“?

Em um ano, diversas pessoas passaram pelas várias edições do evento. Tatiana Moreira, participante do I “Domingo no Campus” e moradora de Tiradentes, relatou que “o ‘Domingo no Campus‘ é ótimo, eu e meu filho Valentim, participaremos dos próximos eventos também”.
No VII “Domingo no Campus“, Josiane Silva, moradora de Matozinhos em São João del-Rei também foi ouvida pela reportagem.
“Todos os ‘Domingos no Campus‘, a gente vem trazer o meu filho, eu tenho um menino de 3 anos. Aqui em São João del-Rei, a gente não tem opções de lazer, infelizmente. E, aqui tem sido excelente. Uma iniciativa maravilhosa. Assim, eu gostaria de parabenizar a Universidade e as pessoas que tomaram iniciativa”, celebrou.
Gláucio de Souza Borato, morador da Colônia do Marçal, em São João del-Rei, em entrevista durante o IX ”Domingo no Campus” ressaltou que “o ‘Domingo no Campus‘ é um momento de reunir a população e é um incentivo para frequentar o campus. Porque tem uma área verde, tem animais… É uma oportunidade muito boa para conhecer outras pessoas. Por exemplo, eu já estou fazendo uma turma, a gente encontra todo ‘Domingo no Campus‘. Criei laços de amizade.”
Serviço
O “Domingo no Campus” perpassou pela temática “Guardiões da Natureza”, em que incentivava os participantes a refletirem sobre os elementos: Terra, Água, Fogo e Ar. E, atualmente, aborda o “Folclore Brasileiro”.
Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais: @domingonocampusufsj
Edição: Arthur Raposo Gomes
