“DOMINGO NO CAMPUS”: MAIS UMA PORTA ABERTA À UNIVERSIDADE

Foto: reprodução / arquivo pessoal

Andreza Siqueira

Promovido como um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o “Domingo no Campus” tem o objetivo de abrir as portas da instituição para além da comunidade universitária, aproximando a comunidade externa para usufruir dos espaços do campus.

A coordenadora geral do evento, Renata de Souza Reis, conta que “a gente acabou convidando projetos e programas de extensão, da Zootecnia e de outros departamentos”. Ela aponta que uma das vantagens do “Domingo” é abrir oportunidade da população vivenciar as experiências da UFSJ.

Aprender brincando

A rua de lazer é uma das principais atividades do “Domingo no Campus“, entre brincadeiras e gincanas, as crianças participam de ações lúdicas e educativas.

Para a professora da UFSJ, Priscila Figueiredo, a ideia é desenvolver junto com o “Domingo no Campus“, as possibilidades de lazer e entretenimento dentro do Campus Tancredo Neves (CTAN).

“Então, a gente acredita que o campus é um espaço e um equipamento de lazer, muito potente para a cidade e potencializamos isto com projetos de ensino e de extensão”, avalia.

Educação ecológica e ambiental

A trilha interativa e interpretativa também costuma integrar o cronograma do “Domingo no Campus“.

O professor da Universidade, Ricardo Pereira Sepini, relata que o aproveitamento dos moradores e moradoras de São João del-Rei ao participar da trilha ecológica é positivo.

“Nós temos dentro do CTAN uma área verde considerável, no qual o ‘EcoCampus’ utiliza este espaço para trabalhar a educação ecológica e a educação ambiental com a população de um modo geral. A programação é baseada numa trilha de aproximadamente 30 minutos em mata fechada dentro do CTAN”, explica.

Quem participa do “Domingo no Campus“?

Foto: reprodução / arquivo pessoal

Em um ano, diversas pessoas passaram pelas várias edições do evento. Tatiana Moreira, participante do I “Domingo no Campus” e moradora de Tiradentes, relatou que “o ‘Domingo no Campus‘ é ótimo, eu e meu filho Valentim, participaremos dos próximos eventos também”.

No VII “Domingo no Campus“, Josiane Silva, moradora de Matozinhos em São João del-Rei também foi ouvida pela reportagem.

“Todos os ‘Domingos no Campus‘, a gente vem trazer o meu filho, eu tenho um menino de 3 anos. Aqui em São João del-Rei, a gente não tem opções de lazer, infelizmente. E, aqui tem sido excelente. Uma iniciativa maravilhosa. Assim, eu gostaria de parabenizar a Universidade e as pessoas que tomaram iniciativa”, celebrou.

Gláucio de Souza Borato, morador da Colônia do Marçal, em São João del-Rei, em entrevista durante o IX ”Domingo no Campus” ressaltou que “o ‘Domingo no Campus‘ é um momento de reunir a população e é um incentivo para frequentar o campus. Porque tem uma área verde, tem animais… É uma oportunidade muito boa para conhecer outras pessoas. Por exemplo, eu já estou fazendo uma turma, a gente encontra todo ‘Domingo no Campus‘. Criei laços de amizade.”

Serviço

O “Domingo no Campus” perpassou pela temática “Guardiões da Natureza”, em que incentivava os participantes a refletirem sobre os elementos: Terra, Água, Fogo e Ar. E, atualmente, aborda o “Folclore Brasileiro”.

Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais: @domingonocampusufsj


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário