Flávia Lifonsino e Lisley Cruz
Desde que surgiram os boatos sobre a turnê de reencontro dos RBD’s, a repercussão foi enorme. Toda uma geração eufórica com a possibilidade de assistir seus ídolos de infância nos palcos novamente.
Anahí, Maite, Dulce María, Christopher e Christian, (o integrante Alfonso optou por não participar do evento) conseguiram trazer à tona todo o amor que os fãs tinham pela banda, que encerrou seus trabalhos há 15 anos atrás.
A “Soy Rebelde Tour 2023” teve sua passagem no Brasil iniciada no dia 09 de novembro e encerrou-se no dia 19 do mesmo mês. Foram 10 dias em que no país inteiro só se falava dos shows realizados pelos mexicanos.
RBD na história dos fãs brasileiros
A banda que possui uma legião de fãs espalhados pelo mundo inteiro fez parte da vida de diversas pessoas que vivenciaram a “Era dos Rebeldes”.
Residente em Lagoa Dourada, Juliana Santos conta que sua história com o RBD teve início quando ainda era criança e tinha por volta de 5 anos de idade e assistia a novela que era transmitida pelo canal do SBT.
“Eu sempre amei muito a banda e hoje em dia eu consigo compreender que as músicas deles conseguiam traduzir os sentimentos que eu tinha nessa época, pois eu passava por muitas situações difíceis quando criança. ‘Sálvame’ por exemplo, é uma música que tem muito significado para mim”, comenta.
Já para Luis Guilherme, que atualmente mora em São João del-Rei, e também fã da banda, sua experiência inicial foi um pouco diferente.
Ele diz que odiava a novela, pois, na época, preferia assistir “Floribella”, novela que passava no canal da Band. Mas após ficar mais velho isso mudou um pouco: ao pegar emprestado um CD do grupo musical com músicas em português, ouvia o tempo todo.
Todas as pessoas que assistiam à novela encenavam ser um dos personagens, e Cecília Dias, natural de São Paulo, e atual moradora de São João del-Rei, afirma que durante sua infância, era a Roberta. Mas ressalta: “hoje em dia, me identifico mais com a Mia’.
Como os fãs que moram no interior conseguiram participar dos shows?
São muitas as limitações enfrentadas pelas pessoas que residem em cidades do interior. A falta de acesso a determinados serviços dificulta e, às vezes, até impede a participação dessas pessoas em atividades que acontecem nos grandes centros.
Mas os obstáculos da distância não impediram os amigos, Juliana e Luis Guilherme, de realizarem o sonho de assistir ao show do RBD.
Juliana, moradora de São João del-Rei, conta que apesar de a viagem ter sido maravilhosa, eles passaram por alguns contratempos.
Na ida para São Paulo, o pneu do ônibus em que estavam estourou, o que os fez ficarem parados na estrada por duas horas.
Luís relata que esse episódio chegou a ser engraçado, pois a ansiedade e nervosismo eram tantos que ele e sua amiga não conseguiram parar de rir da situação.
Realização de um sonho



A ida a um evento requer muita preparação. Deslocamento, estadia, custos com ingresso e alimentação são coisas que devem ser planejadas previamente, porém nem tudo sai como o esperado. Cecília conta que foi enganada. “Nossa, eu caí em um golpe, quando tentei comprar pela primeira vez. Dei um sinal do valor do ingresso para alguém que iria me vender e a pessoa me bloqueou”, revela.
Apesar da situação difícil enfrentada pela fã, ela não desistiu de realizar esse sonho e mesmo comprando um ingresso de valor alto, não se arrepende.
“Foi incrível! Uma experiência que nunca vou esquecer, chorei muito. Foi um dos melhores dias da minha vida!”, comemora.
Luis Guilherme nunca tinha ido a um show em um estádio e aponta que ficou encantado com os detalhes impecáveis, como o papel picado jogado durante a apresentação ser recortado em formato de gravata, símbolo do grupo. Além disso, ele comenta: “todas aquelas luzes da pulseira que ganhamos na entrada acesas e as pessoas cantando foi de arrepiar”.
A amiga de Luis, que já havia comprado um uniforme da novela no ano anterior, já sabia que esse seria o look perfeito para o evento e ressalta: “quando eu imaginei que eu usaria o uniforme do Elite Way School em um show do RBD? Nunca! Então, um sonho realizado em todos os sentidos.”
E Juliana ainda acrescenta. “A banda em si faz tudo ficar mais lindo, demonstram o tempo todo o carinho que sentem ao nosso país e aos fãs, e entregam tudo o que sempre sonhei.”
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Luís Guilherme – Arquivo Pessoal
