Isaque Valle,
André Marcos
e Gabriela Lima
Na última sexta (dia 24), o Centro Cultural da UFSJ recebeu a abertura da 8ª edição da mostra “Vestígios”, uma exposição anual do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus) da Universidade.
O evento busca dar visibilidade à produção artística e cultural do setor, tendo como tema central o “Corpoterritório”.

A missão da mostra
O objetivo da mostra “Vestígios” é mapear, fomentar e difundir ações artísticas que propiciem desenvolvimento cultural e social, a partir da potencialidade da arte e de seus efeitos multiplicadores, segundo os organizadores.

O tema de 2023
As artistas e mestrandas do Pipaus, Joseane Gonçalves e Fernanda Torres explicaram o porquê da decisão do tema “Corpoterritório”.
“Então, a gente fez uma escolha lá na sala. A gente foi colocando umas palavras no diagrama e chegamos à conclusão que a maioria dos nossos trabalhos, das nossas pesquisas, vêm desse lugar de utilizar o corpo”, aponta Joseane, à reportagem.
“É isso. Eu acredito que a ideia é essa: um corpo sendo expressado de várias formas. Tem o corpo da feição, da cerâmica, tem o corpo do labirinto das novas formas de viver, de refletir sobre a existência, tem corpo natureza também, tem corpo dança… acho que ele está de alguma forma sincronizado com os trabalhos. E a gente está tentando mostrar as possibilidades que ele pode ter artisticamente e poeticamente”, completa Fernanda.

A relevância da mostra
O coordenador do Pipaus, Adilson Siqueira, destacou, durante o evento, que a mostra “Vestígios” originou-se da disciplina “Teoria Crítica das Ações Interdisciplinares”, resultado do esforço conjunto de diversos professores. Essa iniciativa visa articular as discussões desenvolvidas ao longo dos semestres.

A abertura do evento
A inauguração da mostra foi marcada pela exposição de produções interativas com o público presente, como a performance musical na obra intitulada “Basura”, conforme pode ser presenciado pela reportagem do Notícias del-Rei.
Na ocasião, também existiu diversos outros atrativos, como a colagem de fotos feitas por fotógrafos palestinos sobrepostas à famosa arte “Guernica”, de Pablo Picasso, participação de tradições de benzedeiras, protestos pela volta das atividades culturais e musicais na “Rua da Cachaça” e até uma mesa montada com petiscos para os convidados.



Encerramento é neste domingo (dia 3)
O público pode ver de perto as exposições até o próximo domingo (dia 3/12), às 17h, no Centro Cultural da UFSJ.
O endereço é: Praça Doutor Augusto das Chagas Viegas, número 17, no Centro Histórico de São João del-Rei.
Edição: Arthur Raposo Gomes
