CENTRO CULTURAL RECEBE A 8ª EDIÇÃO DA MOSTRA “VESTÍGIOS”

Isaque Valle,
André Marcos
e Gabriela Lima

Na última sexta (dia 24), o Centro Cultural da UFSJ recebeu a abertura da 8ª edição da mostra “Vestígios”, uma exposição anual do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus) da Universidade.

O evento busca dar visibilidade à produção artística e cultural do setor, tendo como tema central o “Corpoterritório”.

Mesa com artefatos da 8ª mostra “Vestígios”

A missão da mostra

O objetivo da mostra “Vestígios” é mapear, fomentar e difundir ações artísticas que propiciem desenvolvimento cultural e social, a partir da potencialidade da arte e de seus efeitos multiplicadores, segundo os organizadores.

Obra intitulada “Basura” que critica o uso de plásticos

O tema de 2023

As artistas e mestrandas do Pipaus, Joseane Gonçalves e Fernanda Torres explicaram o porquê da decisão do tema “Corpoterritório”.

“Então, a gente fez uma escolha lá na sala. A gente foi colocando umas palavras no diagrama e chegamos à conclusão que a maioria dos nossos trabalhos, das nossas pesquisas, vêm desse lugar de utilizar o corpo”, aponta Joseane, à reportagem.

“É isso. Eu acredito que a ideia é essa: um corpo sendo expressado de várias formas. Tem o corpo da feição, da cerâmica, tem o corpo do labirinto das novas formas de viver, de refletir sobre a existência, tem corpo natureza também, tem corpo dança… acho que ele está de alguma forma sincronizado com os trabalhos. E a gente está tentando mostrar as possibilidades que ele pode ter artisticamente e poeticamente”, completa Fernanda.

Obra audiovisual de Joseane Gonçalves e Fernanda Torres, “Cartografias do Corpo Natureza”

A relevância da mostra

O coordenador do Pipaus, Adilson Siqueira, destacou, durante o evento, que a mostra “Vestígios” originou-se da disciplina “Teoria Crítica das Ações Interdisciplinares”, resultado do esforço conjunto de diversos professores. Essa iniciativa visa articular as discussões desenvolvidas ao longo dos semestres.

Coordenador do Pipaus, professor Adilson Siqueira, fez fala durante a abertura da mostra

A abertura do evento

A inauguração da mostra foi marcada pela exposição de produções interativas com o público presente, como a performance musical na obra intitulada “Basura”, conforme pode ser presenciado pela reportagem do Notícias del-Rei.

Na ocasião, também existiu diversos outros atrativos, como a colagem de fotos feitas por fotógrafos palestinos sobrepostas à famosa arte “Guernica”, de Pablo Picasso, participação de tradições de benzedeiras, protestos pela volta das atividades culturais e musicais na “Rua da Cachaça” e até uma mesa montada com petiscos para os convidados.

Obra homenageia costumes de benzedeiras

Mesa de comes e bebes

Encerramento é neste domingo (dia 3)

O público pode ver de perto as exposições até o próximo domingo (dia 3/12), às 17h, no Centro Cultural da UFSJ.

O endereço é: Praça Doutor Augusto das Chagas Viegas, número 17, no Centro Histórico de São João del-Rei.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário