Arthur Raposo Gomes
A Chapa 1, “UFSJ: Esperançar e Construir Mais“, foi a mais votada pela comunidade universitária da Universidade Federal de São João del-Rei durante a consulta pública para o próximo mandato da reitoria da instituição. O resultado foi anunciado no início da manhã desta quarta (dia 22).
A apuração aconteceu no Campus Dom Bosco, foi realizada durante toda a madrugada e foi acompanhada por alguns membros das quatro chapas que concorreram, além de seus apoiadores e equipes de campanha.
Segundo informações divulgadas pelo Comitê Executivo, que conduziu o processo eleitoral, a chapa formada pelo professor Marcelo Andrade e pela professora Rosy Ribeiro obteve 309 votos de docentes; 194 de servidores técnicos-administrativos, 936 de estudantes.
Marcelo e Rosy são os atuais reitor e vice-reitora, respectivamente, da UFSJ. Esse primeiro mandato da dupla se encerra em maio de 2024, enquanto a recondução no cargo será até 2028.
Agora, o Conselho Universitário da instituição deve aprovar uma lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) e respectiva nomeação por parte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pleito histórico
Esta foi a consulta pública à reitoria da UFSJ que contou com o maior número de chapas concorrentes até então: ao todo, quatro chapas disputaram o voto de estudantes, docentes e técnicos-administrativos.
A consulta à comunidade universitária é paritária, ou seja, os três segmentos aptos a votar contam, individualmente, 1/3 de valor.
A Chapa 2, “UFSJ Juntos: Atitude, Respeito e Compromisso”, recebeu 14,82% de votos. A Chapa 3, “Dialogar para Transformar”, 11,06%. E a Chapa 4, “UFSJ Viva”, 3,33%.
Seis docentes e seis discentes votaram nulo ou branco. Já no segmento técnico-administrativo da UFSJ foram computados nove votos nulos ou brancos.
Imagem de destaque: assessoria / divulgação
