ALUNOS DO UNIPTAN PARTICIPAM DE COMPETIÇÃO ENTRE ATLÉTICAS

Segunda edição do Intercurso no Uniptan / Foto: Luisa Arvelos

Luisa Arvelos e Sofia Teixeira

No último final de semana, ocorreu a segunda edição do “INTERCURSO“, competição esportiva entre atléticas dos cursos de graduação do Uniptan (Universidade Presidente Tancredo Neves). As partidas aconteceram no América Recreativo, na Avenida Leite de Castro em São João del-Rei, contando com a participação das seguintes atléticas: 

  • Associação Atlética Acadêmica de Psicologia – “Psicodélicos”
  • Associação Atlética Acadêmica de Medicina – “Dragão”
  • Associação Atlética Acadêmica de Administração – “Tubarões”
  • Associação Atlética Acadêmica de Direito – “Guardiões”
  • Associação Atlética Acadêmica de Odontologia – “Cuca”
  • Associação Atlética Acadêmica de Fisioterapia – “Furiosa”
  • Associação Atlética Acadêmica de Biomedicina – “Sanguinária”
  • Associação Atlética Acadêmica de Enfermagem – “Venenosa”
  • Associação Atlética Acadêmica de Nutrição – “Faminta”

As partidas tiveram início na sexta (dia 10), com a modalidade de vôlei masculino entre a Atlética do curso de Medicina e a Atlética da Administração. Na abertura dos jogos, os futuros médicos saíram vitoriosos. 

Processo de organização

O processo de organização do Intercurso contou com oito pessoas de diferentes cursos, tendo acompanhando das atléticas de Medicina e Psicologia.

Segundo o presidente da atlética do curso de Direito e organizador do evento, Wagner Gomes, todo o período pré-jogos demanda muito tempo e dedicação de quem faz o evento.

“Tanto na questão de montar tabela em relação os horários de jogos, aluguel do espaço, arbitragem, premiação, patrocinadores, logística e o contato com público em geral, já que são muitas pessoas envolvidas”, comenta.

Expectativa alta

As expectativas para os jogos estavam altas. Para a tesoureira da Furiosa, Fernanda Carvalho, a atlética vinha se preparando muito bem para os jogos.

“Tivemos treinos de vôlei e handebol feminino e masculino e futsal masculino. Também tivemos oportunidade de participar de alguns amistosos no futsal e no vôlei, com isso, desenvolvemos e estudamos técnicas para melhorar o rendimento das nossas equipes”, avalia.

Campeã no vôlei feminino na edição passada, as furiosas vieram para os jogos com garra para se consagrar campeãs de novo, mas perderam o triunfo de 2×1 para o time da medicina. 

Os atletas também estavam empolgados. João Lombardi, jogador de vôlei pelo curso de Direito, conta que foi a primeira vez que a atlética jogou vôlei em um campeonato.

“É sempre bom participar desses eventos entre as atléticas, apesar de ser um espaço de competição é também um momento de interagir com as pessoas de outros cursos”, argumenta.

Luiz Felipe Chiarini, acadêmico de medicina e atleta de handebol da Dragão, concorda com João: “o Intercurso é uma ótima oportunidade de melhorar a convivência e a sociedade dentro da faculdade, que a rivalidade fica apenas dentro de quadra”.

Sobre o preparativo dos jogos, Chiarini conta que o time se preparou treinando semanalmente e tiveram alguns amistosos contra o time de handebol da ‘Brutus‘ da UFSJ e demonstra empolgação com os resultados.

“No Intercurso passado, que só havia as modalidades de vôlei e futsal, ganhamos o futsal feminino e ficamos em vice no vôlei feminino. Já o Intercurso deste ano veio com a nova modalidade do handebol, e abertura de masculinos e feminino nas outras modalidades, o que aumenta as possibilidades de títulos. O time da medicina conta com os melhores dentro do curso, entramos esperando nada menos que a vitória em todas as modalidades”, elenca.

Avaliação técnica

O campeonato movimentou as turmas da Universidade, fomentando interação entre os cursos, dentro e fora das quadras. As torcidas marcaram presença nos jogos e também nas redes sociais.

Do ponto de vista técnico, o treinador de futsal da Guardiões, Pablo Resende, revela questões ligadas ao dia a dia da equipe.

“Corrigimos funções táticas e muitos fundamentos, além de dois ‘jogos-treinos’ contra possível adversário do Intercurso e também contra uma outra equipe onde os atletas estão adaptados com o futsal desde a iniciação fazendo com que nossa equipe passasse por qualquer tipo de situação de jogo e variáveis táticas de alta complexidade”, relembra.

Apesar do preparo, a equipe do Direito foi eliminada no primeiro jogo perdendo para a equipe da Administração, atuais campeões. 

Medalhas de ouro

No fim dos jogos, as atléticas de Medicina e Enfermagem emplacaram dois “ouros” cada, dividindo os títulos dos esportes de vôlei e handebol, entre as modalidades femininas e masculinas.

Já os Tubarões, da Administração, levaram o título no futsal. 


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário