
Flávia Lifonsino
Residindo em São João del-Rei há 10 anos, a professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de São João del-Rei, Renata Reis, é também uma cidadã que se preocupa com a preservação dos animais e com a relação que os são-joanenses têm com o meio ambiente.
Sempre ativa em causas voltadas para a conservação da fauna e da flora da região, a professora atua também como coordenadora do projeto de extensão “Amigo de Bicho”, que trabalha a educação ambiental voltada para a conservação de animais silvestres.
O que é o projeto “Amigo de Bicho”?
Promovido por alunos dos cursos de Zootecnia e Ciências Biológicas, o “Amigo de Bicho” é uma iniciativa que proporciona diversas atividades para a comunidade voltadas para questões sobre a proteção de animais silvestres.
Renata conta que são desenvolvidas atividades pedagógicas para a população como a “Noite Silvestre” e o “Domingo no Campus“, que são eventos que acontecem presencialmente em São João del-Rei.
Além dessas atividades, o projeto é ativo nas redes sociais e possui uma conta no Instagram do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS): na mídia social, ocorre a interação com o público através de enquetes e quadros como o “Prosa de Bicho” e o “Que animal é esse?” que ensinam a comunidade de forma descontraída e informal.
O que é “Noite Silvestre”?
“Noite Silvestre” é um encontro que acontece a cada semestre e aborda uma determinada espécie, promovendo palestras educativas e trabalhos em escolas para viabilizar informações sobre esses animais.
O próximo evento será na terça-feira (dia 14) às 18h30, no Campus Tancredo Neves (CTAN) e terá como tema as “Serpentes”.
Aberto ao público, as inscrições são no valor de R$15. Após o momento de trocas de conhecimento, acontecerá uma confraternização entre os participantes, que poderão levar seus lanches e aproveitar esse tempo para conversarem e se divertirem.
Como funciona o “Domingo no Campus”?
Coordenado pelo “Amigo de Bicho” em parceria com a professora de Educação Física, Priscilla Figueiredo, o “Domingo no Campus” é uma atividade voltada para toda a comunidade, que acontece mensalmente no CTAN.
A professora explica que o projeto ainda conta com a parceria de diversos programas de extensão como o “Saberes da Terra”, o “Ecocampus”, a “Liga do Coração”, o “Diálogo dos Saberes”, a “Associação de Agricultura Familiar e Agroecológica de São João del-Rei” (AAFAS), a disciplina de “Lazer” do curso de Educação Física e diversas outros voluntários que se unem para promover manhãs de domingo mais divertidas e didáticas.
O CTAN, que já era utilizado por muitas pessoas como ambiente de lazer nos fins de semana, foi escolhido como forma de acrescentar aprendizado a essas visitas. E por meio dessa iniciativa, a educação ambiental é debatida e ensinada de forma leve, lúdica e interessante com ações pedagógicas voltadas para todas as idades.
O IX “Domingo no Campus” que deveria ter sido realizado no dia 29 de outubro foi adiado devido a preocupação dos organizadores em relação às suspeitas de infecção pela bactéria Streptococcus. Uma nova data será divulgada em breve.

Serviço
Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo projeto de extensão “Amigo de Bicho” e sobre o evento “Domingo no Campus”, é só acompanhar suas redes sociais:
Edição: Arthur Raposo Gomes
