ENTENDA MAIS SOBRE A SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES

Alice Trindade, Lisley Cruz
e Luisa Meinberg

A sétima edição da Semana Criativa de Tiradentes aconteceu entre os dias 19 e 22 de outubro, reunindo as mais diversas atrações em um encontro entre arte e cultura brasileira.

Com foco na arquitetura, artesanato e design, a programação contou com palestras, rodas de conversa, exposições, visitas guiadas e mostra de cinema espalhados pelos cantos de Tiradentes.

Nesses quatro dias, o evento buscou fomentar a produção artística brasileira de forma plural e também serviu como espaço crítico para o diálogo e o debate.

As atrações reuniram centenas de pessoas para celebrar o trabalho de artistas, principalmente daqueles cujo trabalho dialoga com a proposta do evento, de valorização da cultura local.

Além disso, as ruas também foram tomadas pela apresentação do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia e passagem do Cortejo de Encantarias.

Um dos objetivos mais marcantes da Semana é apresentar a potência tiradentina de desenvolver as mais diversas formas de arte, com foco no trabalho manual desses artistas.

Alexandre Hebert é natural de Juazeiro do Norte, trabalha com a tecelagem e, além de expor suas obras na Semana, conta como Tiradentes é fonte de inspiração:

Eu fiquei impressionado em ver como essa cidade tem o poder de trabalhar com as mãos, as mãos que produzem o queijo, as mãos que talham a madeira ou que esculpem as pedras, as mãos que tecem”

– afirma o artista.

Prego e sua esposa Lucimar fazem arte a partir de cabaças, bambu e madeira e foram os primeiros convidados apresentados pela Semana Criativa de Tiradentes.

Para Mestre Prego que além de artesão é fundador e líder do congado de “Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia” ter suas produções expostas no evento e festejar sua religiosidade e cultura durante a Semana Criativa é uma forma de honrar a história de Tiradentes. 

Serviço

Repleta de arte e cultura, a próxima edição da Semana Criativa de Tiradentes já está marcada e será realizada entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário