VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DENTRO DAS UNIVERSIDADES É TEMA DE EVENTO EM SJDR

Anna Carolina Gomes

Na última sexta (dia 20), o programa de extensão “Entre Idas e Vindas” organizou um seminário para debater situações de violência de gênero dentro das universidades. O evento foi realizado no Campus Dom Bosco na Universidade Federal de São João del-Rei e contou com a participação de convidadas de outras instituições do país. 

A programação do seminário foi formada por oficinas e mesas de debates. Temas que envolvem gênero, saúde e direitos humanos foram pautados pelas palestrantes, que também abriram espaço para perguntas e relatos dos participantes.

Para a professora do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Maria Paula Panúncio Pinto, o assunto precisa ser tratado como prioridade nas universidades.

“Precisa ter recursos humanos para dar conta de mulheres em situações de violência nas universidades: essa atitude tem que partir do setor administrativo”, afirma.

Em um levantamento feito pelo Intercept Brasil em 2019, consta que “em 60% dos casos os agressores eram alunos; em 45%, docentes – os demais ou não foram identificados, ou não eram diretamente vinculados às universidades, como técnicos terceirizados ou operários de construções também terceirizadas.”

Ao considerar esses dados, o “Entre Idas e Vindas” publicou uma cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher na UFSJ. O material trata-se de um material informativo que descreve as tipificações de violências e assédios mais comuns nos ambientes universitários.

Serviço

Desde 2019, o “Entre Idas e Vindas” desenvolve ações à respeito da temática violência contra mulher.

Com apoio da Pró-Reitoria de Ensino da UFSJ, o foco atual é formular políticas e projetos de enfrentamento à situações de violência na comunidade acadêmica.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: Anna Carolina Gomes

Deixe um comentário