ESPETÁCULO “CAFÉ COM LEITE” CHEGA EM SÃO JOÃO DEL-REI NO PRÓXIMO SÁBADO

Jackeline Souza

Para diversão não somente da criançada, mas também de toda a família! No próximo sábado (dia 21), São João del-Rei recebe o espetáculo infantil “Café com leite”. 

Realizada pela “Dramatudo produções”, de Juiz de Fora (MG), a peça conta a história de Aninha: uma menina de muitos compromissos que tem a ideia de ser “café com leite” não só nas brincadeiras, mas em tudo na vida. No entanto, ela vai acabar descobrindo que isso tem suas consequências.

Apesar de muitos conhecerem o termo “ser café com leite” nas brincadeiras, o escritor e produtor da peça, Rafael Coutinho, explica à reportagem quais podem ser as definições dessa expressão.

“Se no conceito original, ‘ser café com leite’ é você ser incapaz de sociabilizar, de estar incluso, de participar de algumas brincadeiras; na peça há outras duas definições, que é usar do fato de ‘ser café com leite’ para buscar a solução dos problemas, uma acomodação, uma fuga das responsabilidades ou como na frase da medida certa do pingado: quando você tem duas misturas muito diferentes, ora pode ser mais amargo ora pode ser mais leve, porque a vida precisa um pouco disso”, narra.

Ele ainda aponta que “no fundo, a gente acaba associando o ‘café com leite’ com a própria infância porque não é ‘não fazer nada’, não ser apto a fazer as coisas no mundo dos adultos, mas sim se deparar com o amargor da vida, com as responsabilidades, porque a criança lida com isso e ao mesmo tempo ela em que precisa ter a suavidade, leveza, ter o lúdico, é o café e o leite juntos. Acaba acontecendo uma ressignificação da expressão”.

Evento para toda a família

Embora seja um espetáculo infantil, o evento é para toda a família e isso surgiu da percepção do autor: crianças não irão assistir a peça sozinha, já que elas precisam de um adulto as acompanhando. Por isso é interessante não ignorar o outro público, tem que trazer algum elemento para ele.

A atração aborda isso ao trazer para a peça, o conflito entre mãe e filha, já que ao contar a jornada da protagonista Aninha que busca formas da vida ser mais leve, também envolve a mãe e todas as cobranças que o adulto gera nos filhos. A história tem surpreendido principalmente o público adulto, pois estão se impressionando com a mensagem e até se questionando se é somente para crianças mesmo.

Rafael entende que talvez isso aconteça porque eles não estão acostumados a serem incluídos em obras para o público infantil. Já as crianças estão em festa porque a peça é musicada, então elas cantam juntos, vibram com as conquistas da personagem, transmitem uma ótima energia segundo o autor.

Escrita em 2019

A peça, que foi escrita em 2019, só começou a ser montada no final de 2022. Pois, no meio do processo, encarou a pandemia e a demanda de produzir teatro on-line é outra estética, o que acabou parando a obra.

Depois quando voltou à normalidade pós-distanciamento social recomendado por causa do avanço , o autor estava trabalhando em escolas e fez uma visita ao teatro para assistir uma peça e percebeu que uma grande janela de espectadores havia sido criada, porque muitas crianças ali de 8 até 10 anos tinham pulado 2 anos, o que na infância faz muita falta e elas nunca tinham ido ao teatro. Naquele momento, Rafael, entendeu que era hora de retomar o projeto porque tinha esse público o esperando.

Serviço

Com atuação de Beatriz Lira, Christiam Concolato, Giovanna Stehling e Jeann Cavallari, a peça foi revisada, o texto foi atualizado e após passar por diversas cidades, chega, no próximo sábado, às 16h, no Teatro Municipal de São João del-Rei, às 16h.

Os ingressos podem ser adquiridos de maneira on-line. Para isso, clique aqui.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário