
João Carlos Sousa e Mariana Silva
O burnout, ou esgotamento profissional, é caracterizado por uma combinação de sinais e sintomas que afetam a saúde física e mental de uma pessoa. Segundo um estudo realizado pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos brasileiros sofrem com a síndrome.
Confira alguns sintomas!
1. Cansaço constante
Uma pessoa com burnout, frequentemente, se sente física e mentalmente exausta, independentemente do quanto tenha dormido. A fadiga persistente é um sintoma central do esgotamento.
2. Desconexão
Envolve uma atitude cínica e distante em relação ao trabalho, clientes, colegas ou pacientes. A pessoa pode se sentir desconectada emocionalmente e tratá-los de forma impessoal.
3. Baixa autoestima
Pessoas com burnout podem sentir que seu trabalho não tem significado ou propósito. Eles podem experimentar uma sensação de ineficácia, baixa autoestima e falta de realizações no trabalho.
4. Isolamento social
O esgotamento pode levar a mudanças de humor, irritabilidade e isolamento social. A pessoa pode se afastar de amigos, familiares e colegas de trabalho.
5. Ansiedade e depressão
O burnout pode ter um impacto negativo na saúde física e mental, desencadeando, por exemplo insônia, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, ansiedade, depressão e outros distúrbios de saúde mental.
Alerta especializado
É importante notar que o burnout não ocorre da noite para o dia e geralmente se desenvolve ao longo do tempo, devido à exposição prolongada ao estresse crônico no trabalho. Reconhecer esses sinais precocemente é fundamental para tomar medidas preventivas e buscar ajuda quando necessário.
Edição: Arthur Raposo Gomes
