
João Gabriel Gusmão e João Murad
A realização do 14° Encontro de Cultura Popular de Caquende está adiada. A decisão foi divulgada no início do mês de outubro pela Associação de Moradores e Amigos de Caquende e a comissão organizadora do evento.
A edição 2023 do evento, voltado à valorização cultural da região, estava programada para ocorrer entre os dias 12 e 15 de outubro. Segundo apuração feita pela reportagem, o motivo foi a falta de repasses financeiros previstos para serem realizados pela Prefeitura de São João del-Rei.
“A gente ainda está no luto”
Em uma entrevista exclusiva ao portal Notícias del-Rei, o servidor público e um dos organizadores do evento, Denilson Carvalho, explica o impacto dessa decisão.
“A gente ainda está no luto, digamos assim, está sendo bem complicado visto todo o envolvimento feito durante meses! A comunidade se mobilizou, tava ensaiando, convidou grupos, a gente ainda está ‘apagando incêndio’ de contratos que foram feitos”, desabafa.
Ele destaca ainda a necessidade de entender os critérios da prefeitura para a alocação de recursos em eventos culturais, bem como as razões que levaram à suspensão dos repasses.
“Uma pergunta que precisa ser feita a prefeitura é: pra quem foi concedido esses recursos? Quais foram os critérios utilizados? Porque nós seguimos todos os trâmites, inclusive temos documentos mostrando que a prefeitura estava ciente, estava acompanhando todo o processo de última hora que ela decidiu não fazer esse repasse”, alerta.
A decisão tem impacto não apenas na comunidade de Caquende, mas também em comunidades vizinhas que se envolveram na preparação do evento.
Denilson critica também a falta de esclarecimentos da prefeitura e a ausência de retorno às tentativas de contato da Associação de Moradores e Amigos de Caquende e da comissão organizadora. Assim, a Associação segue aguardando respostas da prefeitura e da Secretaria de Cultura, com a expectativa de que o evento possa ser reagendado em uma data futura.
“Até o momento não tem uma resposta oficial, porque a gente tem informações extraoficiais de servidores da prefeitura, do secretário de Cultura, do vereador Dondom, que nos auxiliou no sentido de buscar algumas informações e confirmando que, de fato, o prefeito tinha suspendido o repasse”, elenca.
O outro lado
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei. Foi informado que uma reunião seria realizada pela pasta, juntamente com o prefeito Nivaldo Andrade (União Brasil) e o vereador Dondom (PSDB).
O espaço segue aberto.
Edição: Arthur Raposo Gomes
