POR TRÁS DE UMA VOZ: CONHEÇA VANESSA OLIVEIRA

A versão locutora de Vanessa Oliveira (Arquivo pessoal)

Jackeline Souza e Yara Vilela

Em um mundo de tanta informação imediata, imagens e vídeos de 30 segundos que viralizam nas mídias sociais, ouvir rádio pode parecer algo retrógrado. Em uma realidade de tantas verdades, imaginar parece algo infantil. Mas o ouvinte sabe a magia que “apenas ouvir” faz na nossa mente. Para aqueles acostumados a escutar rádio, fantasiar em como é a pessoa por trás da voz é algo bastante comum.

Quem sintoniza a Rádio Estrada Real FM 90.9 ouve e conhece o nome, mas pode completamente desconhecer quem, há 23 anos, é uma das vozes presentes no cotidiano são-joanense. Muito mais do que entrar nos lares da cidade por meio de seu trabalho, Vanessa Oliveira, tem no seu sangue a história do bairro em que nasceu e cresceu. 

Uma rua no bairro Senhor dos Montes

Carmélia Paiva de Oliveira é nome de uma rua no bairro Senhor dos Montes, mas também está na certidão da locutora: sua mãe fundou, em São João del-Rei, a Pastoral da Criança, um organismo de ação social da Igreja Católica que busca melhorar a qualidade de vida de gestantes e crianças das comunidades.

Foi vendo Carmélia sendo tão proativa na cidade, auxiliando as minorias e ensinando artesanato às meninas da comunidade para que elas criassem uma fonte de renda extra, que Vanessa cresceu junto com mais quatro irmãos. 

Desde cedo, desenvolveu uma aptidão pelas artes, o que só aumentou quando fez parte de um grupo teatral no bairro. Posteriormente, quando começou na rádio, aos 14 anos, foi uma forma que encontrou para se dar bem em sua profissão e ter o molejo que as entradas ao vivo necessitam.

Engana-se quem pensa que por ter feito teatro ou por estar há tanto tempo em contato com o público, ela goste de aparecer. Vanessa prefere os bastidores e esconde como ninguém sua timidez e seus talentos.

Começou muito jovem como voluntária em um programa radiofônico na rádio AM. Hoje é comunicadora na Rádio Estrada Real, onde sempre está em contato com os ouvintes. Por todo canto que passa, ela ressalta a importância de poder levar a sua voz, onde não consegue chegar presencialmente.

“A rádio é minha paixão e o que mais me encanta é poder chegar todos os dias e receber o afeto dos ouvintes, poder fazer companhia, porque onde tem o rádio ligado não tem solidão.”

– afirma Vanessa ao Notícias del-Rei.

Assim como a mãe, ela não se contenta em apenas uma coisa e está sempre fazendo algo novo para, assim, descobrir o mundo.

As várias versões

Além de seu trabalho na rádio, Vanessa participa de ONGs (organizações não-governamentais) da cidade, é artesã e trabalha como social media (gestora de mídias sociais) em algumas empresas.

Entrou no marketing em 2017 quando se mudou para Cuiabá, no Mato Grosso, e teve que completar sua renda. Já o artesanato é herança do aprendizado que sua mãe lhe deu: ao ver dona Carmélia ensinar para as meninas da comunidade a arte, para que elas pudessem ter uma fonte extra e ajudar suas famílias, a filha aprendeu e transformou este hobby em uma paixão. Principalmente quando utiliza material reutilizado, buscando se ajudar, ajudar o planeta e deixar um mundo melhor para as próximas gerações, como as sobrinhas.

Além disso, tem alma de pipa voada – vai para onde o vento levar, é uma pessoa livre – e constantemente sai em viagens com a companheira em busca de desbravar o mundo e conhecer novas histórias. Está sempre procurando se aperfeiçoar como profissional e encanta todos aqueles que a conhecem pela simplicidade e alegria.

Modo artesã ativado. (Arquivo Pessoal)

Dica aos futuros jornalistas

Formada em teatro e comunicadora por excelência, a entrevistada do Notícias del-Rei diz para aqueles que estão entrando no jornalismo nunca perder a vontade, o empenho e o interesse, fugindo do automático. 

O jornalista não deve parar de se emocionar com as matérias que escreve, com os trabalhos e entrevistas que faz. Ele nunca deve perder a sensibilidade, é preciso colocar um pouco do sentimento dele em tudo.”

– reflete a comunicada Vanessa Oliveira.

Indicações aos leitores do Notícias del-Rei:

  • Um livro que ela destaca e que sempre lhe recorda de ter sensibilidade para observar a vida, de perceber os pequenos detalhes, de respeitar a si e os outros é o “Simples Assim” de Martha Medeiros.

“Simples Assim” (2015) de Martha Medeiros. 

  • Tudo para Vanessa se resume no fato de nunca perder a sensibilidade de ver as coisas pequenas, boas e as pequenas grandes felicidades da vida e tanto a série quanto o livro, a lembram todos os dias para não perder a sensibilidade de viver. Então a outra indicação dela é “Anne With An E“.

Anne With An E (2017-2020), Netflix


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário