O TROVADOR DO CALÇADÃO: CONHEÇA O BITA

Foto: Alice Trindade

Alice Trindade

Você já deve ter se deparado com uma cantoria aos finais de semana na Avenida Presidente Tancredo Neves. Às tardes de sábado e domingo são marcadas pelas apresentações de Ruben Nunes, mais conhecido como “Bita Jornalista”, aposentado que frequentemente está ao lado do Sacolão Avenida tocando músicas que vão desde sucessos da Jovem Guarda à hits dos Beatles e Rolling Stones.

Foto: Alice Trindade

A relação de Bita com a música iniciou-se muito cedo, quando começou a tocar para ajudar nas despesas do curso de Ciências Econômicas na Funrei (antiga Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, atual Universidade Federal de São João del-Rei).

Com o tempo, a música se tornou um hobby que ele praticava de vez em quando. Hoje, com 64 anos e mais duas formações (uma na área do Direito e outra em Jornalismo), Bita retorna aos velhos tempos, mas dessa vez tocando na porta de casa.

Perguntado pelo Notícias del-Rei sobre o motivo de se apresentar todos os finais de semana, Bita esclarece que o hábito surgiu com o início da pandemia.

“No começo, eu ficava na sacada tocando e o pessoal achou tão interessante que eu continuei”, comenta. Após o fim do distanciamento social recomendado, ele desceu com seus equipamentos para a calçada de casa, onde continua desde então.

Foto: Alice trindade

O aposentado também conta que o reencontro dele com a música se deu há alguns anos, quando foi acometido por um derrame cerebral.

“Um dia, sentado aqui eu escutei uma canção do Raul, ‘Tente outra vez’, aí eu recomecei a minha vida e voltei a cantar de novo”, afirma.

Atualmente, além de estar na calçada de casa, ele também faz apresentações ocasionalmente no coreto, em festividades e barraquinhas de igreja.

Minha vontade aqui é simplesmente cantar.
Como diz Martinho da Vila ‘Quem canta seus males espanta'”

– reflete Bita.

Além de praticar a música como hobby, Bita é diretor de honra do jornal “Notícias do Vale do Lenheiro”, um dos veículos que compõem o “Jornal do Poste”, mídia tradicional em São João del-Rei. Ele também se declara como kardecista, tendo participação na Cruzada dos Militares Espíritas.

Todos os sábados e domingos, das 16h às 17h, ele está marcando presença no local, como uma velha tradição.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário