Telma Elisa
Psicóloga e jornalista
Especial para o Notícias del-Rei
À medida que o semestre se aproxima do fim, uma ansiedade palpável toma conta dos corações e mentes de grande parte dos universitários, principalmente aqueles que vivem a fase final do curso. E não é por acaso.
O período de graduação é repleto de desafios e o fim dessa jornada traz consigo uma montanha-russa emocional que pode ser avassaladora. Afinal, é um capítulo que se encerra numa jornada que parecia nunca ter fim.
A transição é significativa porque após anos de dedicação, o desfecho dessa etapa chega envolto em sensação de alívio, momentos de felicidade, mas também incerteza e medo do desconhecido.
“O que virá pela frente?”
“Vou conseguir um espaço no mercado tão concorrido?”, “será que vai ter vaga pra todo mundo?” e “será que vou conseguir me sustentar com o salário inicial?”: questionamentos como estes são muito comuns, porque é uma jornada que envolve sentimentos intensos.
A incerteza sobre o futuro profissional é um fator que desencadeia preocupações no mundo real, mas é importante lembrar que é um sentimento compartilhado por muitos.
O peso das expectativas é um grande complicador neste momento. A pressão acadêmica ao longo dos anos é inegável. Os prazos apertados, as provas desafiadoras e a competição constante podem contribuir para níveis elevados de ansiedade. À medida que o fim se aproxima, a pressão para obter um desempenho exemplar atinge seu ápice, gerando ansiedade adicional.
Mas há que se buscar o equilíbrio em meio a esse turbilhão de sentimentos e expectativas.
Nesse somatório de emoções, é fundamental priorizar a saúde mental, o que pode ser feito por meio de parceria com amigos, familiares e também com a busca de apoio profissional. A ansiedade é uma reação humana natural, mas quando se torna além do suportável buscar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza.
Por isso, fica aqui uma orientação: celebre a sua jornada. O fim do período universitário não deve ser apenas sobre notas e diplomas, mas também sobre sua estrada percorrida.
Reconhecer as conquistas, o crescimento pessoal e as amizades formadas ao longo dos anos é também muito importante. Tire um tempo para apreciar o que você alcançou. E vale olhar pro futuro com esperança, porque um ciclo se fecha para dar espaço a outro que se abre.
O futuro reserva oportunidades emocionantes e desafios únicos. Lembre-se de que a ansiedade é apenas uma parte dessa transição, e com o tempo, ela diminuirá. Tenha confiança em sua capacidade de enfrentar o desconhecido e construir um futuro incrível.
No fim das contas, o período universitário é uma jornada de altos e baixos.
A ansiedade é apenas uma das muitas emoções que você experimentará. Cultive empatia consigo mesmo, busque apoio quando necessário e saiba que, apesar dos desafios, o futuro está cheio de possibilidades emocionantes. Aproveite cada momento, pois a vida é uma jornada incrível, e como canta o Tribos da Periferia, na música “Resiliência”, fica a reflexão:
Se meus fracassos não ensinassem tanto, se minhas lágrimas não põem à prova, acho que o segredo de vencer na vida é talvez é compreender sua dor de agora. Ninguém nasceu no topo da montanha, e a escalada sempre vai ser árdua, só aquele que resistir o processo, vai ter direito a vista mais fantástica.”
À medida que um capítulo se fecha, outro se inicia. E é aqui que a Psicologia, com ênfase na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), desempenha um papel fundamental.
Muitos estudantes universitários enfrentam desafios de saúde mental durante essa transição. Mas é importante reconhecer que não precisam enfrentá-los sozinhos. Um psicólogo especializado em TCC pode oferecer orientação e ferramentas para enfrentar a ansiedade de forma eficaz.
A TCC é uma abordagem terapêutica comprovada que ajuda a identificar pensamentos negativos e padrões de comportamento que contribuem para a ansiedade.
Trabalhar com um psicólogo capacitado pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse, a pressão e a incerteza de maneira saudável. Não hesite em buscar apoio profissional, pois isso não apenas aliviará a ansiedade, mas também o ajudará a construir uma base sólida para o futuro.
Neste momento de transição, lembre-se de que contar com a ajuda de uma psicóloga é um ato de autocuidado e coragem. Assim como você se dedicou aos seus estudos, dedique-se também à sua saúde mental.
Com o apoio certo, você estará mais preparado para enfrentar os desafios que o futuro reserva e aproveitar plenamente as oportunidades que se apresentarão em sua jornada.
Imagem de destaque: reprodução / banco de imagens – Freepik
Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.
