Daniel Arantes e Róbson Melo
No último dia 5 de setembro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou um encontro sobre flores comestíveis, em São João del-Rei. O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores rurais, estudantes e entusiastas interessados no cultivo e no consumo de flores.
A programação contou com oficinas sobre “manejo agroecológico de pragas”, “diversidades de espécies”, “adubação verde” e “flores alimentícias não convencionais” (popularmente conhecidas como PANCs).
Além da troca de conhecimento sobre as flores, também houve o momento de degustar algumas plantas alimentícias não convencionais.
À reportagem do Notícias del-Rei, uma das palestrantes do dia de campo, a pesquisadora Simone Reis, sobre a importância das PANCs para os produtores rurais
“Antigamente, as PANCs eram encontradas com facilidade nas hortas de Minas Gerais. Porém, com o nosso distanciamento da terra ao longo das gerações a presença delas foi sumindo. A ideia do encontro foi resgatar esse conhecimento ancestral”, reflete.
Sobre o evento
A UFSJ e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) também foram parceiras na realização do Dia de Campo.
Edição: Sarah Castro
