André Marcos,
Gabriela Lima e Isaque Valle
É comum encontrar pessoas que andam pelas ruas de São João del-Rei e que sofrem com calçadas desniveladas, irregulares e obstruídas pela sujeira urbana. A afirmação é reiterada entre moradores ouvidos pela reportagem do Notícias del-Rei, durante apuração em diferentes regiões da cidade.
A moradora do bairro Cidade Nova, Hilda Caldas, conta um pouco mais sobre a irregularidade do monitoramento da região por parte da administração municipal.
“Primeiro que havia água de esgoto escorrendo pela calçada, um nojo completo. Um pouco mais pra frente, tropecei num buraco e quase caí. Sorte minha que não machuquei”, relembra.
Além das imperfeições, é frequente encontrar lixo espalhado nas vias urbanas são-joanenses – o que afeta, consequentemente, a acessibilidade no município. Isso é ressaltado por Janaína Tatiana, mãe de um jovem que usa cadeira de rodas e que enfrenta, diariamente, esse cenário.
“Seria importante que os passeios tivessem rampas padronizadas e também que fossem mais regulares. Mas não é isso que vemos por aqui”, lamenta.
Sem resposta
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Obras e Infraestrutura de São João del-Rei, com o intuito de apurar se existe algum projeto planejado para melhoras essa questão no município.
No entanto, não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.
30 contêiners
Na última semana, a Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei divulgou que a administração municipal vai instalar 30 contêineres de mil litros cada em vários pontos do Centro Histórico.
“A medida busca acabar com o descarte irregular, fora do horário de coleta, que tem deixado moradores e turistas incomodados. Os containers se destinam especialmente aos estabelecimentos comerciais que acumulam resíduos depois do último horário de coleta”, lê-se na publicação.
Edição: Lucas Magelle
Imagem de destaque: Isaque Valle
