ARTIGO: PARA CONTINUAR SONHANDO, PLANEJAR É NECESSÁRIO

Otávio Rezende

O Athletic conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro: mesmo sendo derrotado pela equipe da Ferroviária – SP, o clube chegou às semifinais da Série D e por isso garantiu o acesso à terceira divisão da disputa. O momento agora é de comemorar, já que o clube estava na segunda divisão do campeonato mineiro em 2019, e hoje já disputa competições nacionais.

A ascensão meteórica do clube se deve muito à transformação em SAF e compra pela empresa “V2 Participações”, que desde então vem investindo na infraestrutura do time, contratações e até mesmo nas categorias de base.

Há muito tempo não víamos uma ascensão de um time “desconhecido” para o cenário nacional do futebol, e, de todos os exemplos, como Portuguesa – SP, Paulista de Jundiaí (que foi campeão da Copa do Brasil em 2005) e o São Caetano, que chegou até a final da Libertadores, a maioria não conseguiu manter o protagonismo e hoje amarga uma realidade difícil, disputando campeonatos praticamente amadores para tentar se reerguer.

Fato é que o planejamento do Athletic é muito diferente do que eram desses clubes quando os mesmos alcançaram suas glórias, mas o futebol também é muito diferente hoje em dia.

O clube são-joanense tem um futuro mais promissor por ter um bom planejamento e uma parte financeira estável, mas todos sabemos que o futebol é uma caixinha de surpresas e, por isso, o clube agora deve pensar tanto no futuro quanto no presente.

Até onde o Athletic quer chegar? E o mais importante: como quer chegar? O clube quer continuar sendo protagonista, ou quer apenas subir de divisão para alçar vôos maiores? Quer poder sonhar com a Série A daqui alguns anos ou quer lutar para se manter na Série C? Essas são perguntas que a diretoria tem que fazer.

Neste ano, o Athletic poderia ter ido mais alto na Copa do Brasil por exemplo. De fato, o regulamento da competição foi cruel com o clube mineiro, mas o Athletic foi eliminado para o Brasiliense, clube que eliminou na Série D com placar agregado de 2 a 0.

Para se chegar em melhores resultados, é necessário se planejar, principalmente com as contratações para os próximos anos. Como o Athletic vai contratar? Promessas das divisões inferiores? Ou vai se tornar mais um clube a tentar medalhões que não jogam a temporada toda?

A política de contratações do clube hoje ainda é coerente, e elas vem dando bons resultados, mas, quanto mais se sobe, mais difícil é de se manter.

Não é contratando atacantes como Loco Abreu, Ricardo Oliveira ou Sassá que o Athletic vai conseguir alçar vôos mais altos, o planejamento deve ser bem feito e se adequando à nova realidade do time. Se quer continuar protagonista, deve-se investir mais.

De fato, comemorar agora é consequência, mas para continuar com o clima de festa em São João del-Rei, o planejamento é necessário.


Imagem de destaque: reprodução / Twitter – @athleticclubmg / Crédito da imagem: Cris Mattos/ FMF

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário