UFSJ INAUGURA MOSTRA “VESTÍGIOS PIPAUS” COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL, OFICINAS E LANÇAMENTO DE LIVRO

Wanessa Christine

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), por meio do Centro de Estudos em Ecologia, Laboratórios de Arte e Cultura e parceiros institucionais, promove entre 26 de novembro e 13 de dezembro a Mostra Vestígios Pipaus, no Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa). A programação reúne atividades artísticas, oficinas, performances, apresentações culturais e o lançamento de obras e do livro Heteroidentificação e Desenvolvimento Sustentável das Universidades Públicas Brasileiras, de autoria da professora Filomena Bonfim.

A Mostra, que pode ser acompanhada pelo Instagram oficial (@mostravestigios), celebra expressões culturais diversas e propõe reflexões sobre memória, identidade, sustentabilidade e inclusão.

Confira a programação

Nesta quarta (dia 26), a partir de 17h30, a abertura contará com uma programação especial que envolve arte, cultura e integração comunitária: apresentação de Dança Afro, Pandeirada (COSNEC), Projeto Vozes da APAE, coquetel e lançamento de obras e do livro “Heteroidentificação e Desenvolvimento Sustentável das Universidades Públicas Brasileiras”.

Durante mesa de encerramento da programação integrada que reuniu a I Jornada Nacional de Comunicação Política e Democracia, o III Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes e a XII Semana Acadêmica de Jornalismo da UFSJ, a autora do livro, Filomena, chegou adiantar informações levantadas durante pesquisa e sugestões para encaminhamentos a serem realizados.

Livro é resultado de pesquisa feita durante estágio pós-doutoral realizado pela professora Filomena (Foto: Mosaico Comunicação Júnior / arquivo)

A cerimônia contará com falas breves do reitor da Universidade, professor Marcelo Andrade, e do presidente da Comissão de Heteroidentificação a UFSJ, Vitor Domingos dos Santos. Além destes, também haverá exposição feita pelo presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Pró-Reitor de Graduação da UFOP, autor do prefácio do livro lançado, professor Adilson Pereira.

Também estarão presentes representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Pró-Autistas (ASPAS) e artistas envolvidos na Mostra.

Na quinta (dia 27), às 19h, ocorre lançamento de vídeos da Mostra: exibições audiovisuais realizadas por artistas e coletivos participantes, ampliando os diálogos entre memória, território e identidade.

A programação também inclui oficinas:

  • “Vozes Impressas: Memória e Madeira”
    Dias: 28 e 29 de novembro
    Horário: entre 14h e 16h
    Inscrições: clique aqui

  • “Cerâmica Rebelde: Inutilitários”
    Dia: 12 de dezembro
    Horário: entre 14h e 16h30
    Inscrições: clique aqui

A programação de apresentações e performances inclui:

  • Projeto Vozes da APAE
    Dia: 3 de dezembro
    Horário: entre 8h30 e 9h30

  • Banda Música Big das Minas + ASPAS
    Dia: 3 de dezembro
    Horário: 19h e 20h

  • Performance – ECOLAB/CCTA “A Hora é Agora”
    Dia: 12 de dezembro
    Horário: 19h

No dia 13 de dezembro, a partir de 14h, ocorre o evento ECOLAB – Mudanças Climáticas. Será na Sala Multimídia, na UFSJ, e no Centro.

Serviço

A Mostra Vestígios Pipaus permanece aberta à visitação até 13 de dezembro, oferecendo múltiplas experiências culturais e educativas que fortalecem o diálogo entre arte, diversidade, sustentabilidade e comunidade.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: divulgação

Deixe um comentário