COMUNICAÇÃO, JORNALISMO E DEMOCRACIA EM FOCO: MESAS, OFICINAS E APRESENTAÇÕES MOVIMENTAM UFSJ

Redação

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) vai sediar uma programação integrada que reúne três eventos dedicados ao debate sobre comunicação, política e sociedade: a I Jornada Nacional de Comunicação Política e Democracia, o III Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes e a XII Semana Acadêmica de Jornalismo (SAJOR).

Com o tema “Comunicação, Jornalismo e Democracia em movimento – práticas, saberes e disputas em tempos de Inteligência Artificial”, a programação vai discutir os impactos das novas tecnologias e os desafios éticos da comunicação contemporânea. O encontro inclui mesas de debate, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes regiões do país.

Entre palestrantes convidados, estão o ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda e a ex-parlamentar Áurea Carolina.

As submissões de trabalhos estão abertas até 9 de novembro, com seis grupos temáticos. As inscrições gerais podem ser feitas pelo site https://comunicavertentesjornalismo.wordpress.com/

Espaço de diálogo

De acordo com o professor Luiz Ademir de Oliveira, do Departamento de Comunicação Social da UFSJ, o evento reforça um espaço permanente de diálogo.

“Nos últimos anos, temos buscado consolidar um espaço permanente de reflexão sobre comunicação, política e sociedade, valorizando o protagonismo de pesquisadores e estudantes da região”, afirma o membro da comissão organizadora da programação.

A estudante Isabela Franco, também integrante da comissão organizadora e que preside o Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo na UFSJ, destaca a importância de debater o papel da Inteligência Artificial no jornalismo e na produção de informação.

“Discutir essa relação é fundamental para compreender os limites e as responsabilidades do uso da IA no campo da comunicação. Além disso, permite refletir sobre como preservar valores como a veracidade, a ética e o compromisso social em um cenário mediado por tecnologias cada vez mais autônomas e influentes”, completa.

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania e pelo Departamento de Comunicação Social (DCOMs/UFSJ) e do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS/UFSJ), com apoio do CNPq e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL).


Imagem de destaque: divulgação / edição 2022

Deixe um comentário