ARTIGO DE OPINIÃO: QUANDO O LAZER VIRA PRIVILÉGIO – O ABANDONO DO ESPORTE PÚBLICO EM SÃO JOÃO DEL-REI

Tomaz Jaeger Pereira

O esporte, mesmo que não tenha total prestígio para tal segmento, é de suma importância para a melhoria na qualidade de vida da população. Muitos levam a prática esportiva como somente entretenimento e lazer, não colocando como parte essencial para o convívio na atual sociedade. Na frase “A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com tudo de bom que traz para nós: saúde, auto-estima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza, vem junto com o esporte”, Gustavo Borges esclarece como o exercício físico deveria ter um papel de protagonismo na vida do cidadão para que sua vivência fique menos estressante e mais produtiva.

Diante dessa contribuição para todos, não são vistas políticas de incentivo ao esporte e nem locais públicos que comportem as necessidades da população são-joanense. Pelo fato de o município receber uma quantidade considerável de pessoas oriundas de outras cidades devido ao fato de a cidade ter uma Universidade Federal, a Praça Dr. Fausto Mourão (Praça da Biquinha) acaba não sendo o suficiente para todos terem pleno acesso à atividade física. Além da pouquíssima disponibilidade de locais públicos, o site da prefeitura não utiliza de boa dinâmica para informar a população desses poucos locais, principalmente para os alunos que vêm de fora. Esses ficam alheios à localização, retardando ou até mesmo tirando a oportunidade da prática de atividade física. 

Essa falta de compromisso com locais públicos de lazer e atividade física acaba por colocar a população em situação de dependência das elites que detém o poder dos locais privados para a prática de atividades, como quadras que necessitam pagar aluguel por hora ou clubes de associados com estruturas esportivas. Assim, excluir e privar o direito dos mais pobres de viverem uma vida digna e saudável, pode ter impacto sobre sobre fatores de saúde pública e qualidade de vida de São João del-Rei, que poderiam estar em uma situação melhor se o governo municipal tivesse o mínimo de atenção necessária para a área.


Supervisão: Paulo Henrique Caetano

Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: reprodução / Globo . com – TV Integração – arquivo

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário