ARTIGO: ELEIÇÕES 2026 – MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS MOSTRAM FORÇA DA CAMPANHA PERMANENTE

Arthur Raposo Gomes

O cenário político brasileiro tem testemunhado um fenômeno interessante na maneira como partidos e (pré-)candidatos se preparam para as eleições. A imprensa especializada publica, dia após dia, que, mesmo faltando mais de um ano para as eleições gerais de 2026, as movimentações políticas em torno da definição de futuras candidaturas e das estratégias eleitorais já estão intensas.

Essa antecipação das articulações políticas – cada vez mais frequente nos âmbitos municipal, estadual e nacional – simboliza o fenômeno da campanha permanente, em que a linha que separa as ações tipicamente associadas ao período eleitoral daquelas próprias da governança torna-se cada vez mais tênue.

Lideranças e diretórios partidários têm iniciado, com antecedência, a contratação de pesquisas internas destinadas à avaliação da intenção de voto do eleitorado em diferentes cenários. De acordo com a legislação eleitoral, como 2025 não é um ano eleitoral, esses levantamentos não precisam ser registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Ao mesmo tempo, potenciais candidatos já buscam ampliar sua presença social e digital, investindo também em estratégias de comunicação voltadas à projeção pública de seus nomes, posicionamentos e realizações.

A Comunicação Política mostra-se, então, fundamental. A necessidade de manter presença constante nas mídias sociais e nos diversos meios de comunicação – sem deixar de lado a participação em atos e encontros nos territórios – obriga quem pretende disputar o pleito a iniciar, em maior ou menor grau, a chamada pré-campanha, a partir de estratégias focadas na consolidação de imagens e mensagens diante do público.

Em tempos de campanha permanente, quem não comunica com estratégia pode acabar sendo silenciado pelo ruído do universo da política do espetáculo. A disputa por narrativas, projeção de imagens e conquista de visibilidade não é apenas estética ou tática: ela faz parte da própria luta pelo poder político. E, nesse jogo político, não basta apenas existir, é preciso comunicar para permanecer.

Aguardemos o passar dos dias…


Imagem de destaque: reprodução / banco de imagens – Freepik

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário