Danielly Faustino, Isabela Barbosa e Yanni Santana
Em 2025, a cidade de Tiradentes se prepara para receber cerca de 150 mil foliões no “Carnaval Cultural do Brasil”, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Com tema circense, a festa promete unir tradição, inovação e sustentabilidade e traz atrações de renome nacional como Mart’nália, Sandra de Sá e a banda de reggae Onze:20.

Além dos shows, a programação conta com intervenções urbanas, cinema, arte cênica e exposições fotográficas para promover uma experiência cultural diversificada para os visitantes. Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Moisés Oliveira, o evento foi pensado para resgatar a essência carnavalesca da cidade e garantir um ambiente seguro e bem estruturado para os foliões.
Moisés explica, à reportagem, que uma das prioridades para esse carnaval é a segurança, ele afirma que “estamos fazendo uma boa parceria com a Polícia Militar e com o governo de Minas. Nosso foco é um carnaval para receber as famílias, que seja um local seguro”.

Além das atrações musicais e dos blocos carnavalescos, o evento contará com uma forte pegada sustentável. Em parceria com o Supermercado Esquinão, a prefeitura garantirá a coleta e reciclagem de materiais como garrafas, latas e papelão. A iniciativa visa reduzir o impacto ambiental da festa e conscientizar os foliões sobre a importância da sustentabilidade.
A logística do evento também recebeu atenção especial no que diz respeito ao trânsito e ao transporte público. “Vamos fazer um plano de mobilidade para que o trânsito não atrapalhe quem está pulando carnaval, mas que também não seja um transtorno para quem vive na cidade”, destaca Oliveira. Para melhorar a circulação, a prefeitura solicitou a ampliação das linhas de transporte coletivo para minimizar os impactos aos moradores e visitantes. “O transporte vai funcionar com os horários de feriados e finais de semana, mas já foram solicitadas linhas extras para a empresa”, garante.

Com expectativa de receber cerca de 150 mil pessoas ao longo dos cinco dias de festa, a cidade se prepara para um evento descentralizado que vai ocupar espaços como o Largo das Mercês, o Largo do Sol e o Coreto da Estação.
“Nós construímos o carnaval junto com a associação de blocos. São 20 blocos associados que garantem que a identidade da folia ‘tiradentina’ seja mantida e fortalecida”, explica o secretário.

A programação completa do Carnaval Cultural do Brasil está disponível nos perfis oficiais da Prefeitura de Tiradentes e da Secretaria de Turismo no Instagram: @prefeituratiradentes e @setur.tiradentes
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Thais Andressa
