ARTIGO: ENTRE SÃO JOÃO DEL-REI E RESENDE COSTA – OS “TROPEÇOS” DA NOVA GESTÃO SÃO “ERROS REAIS” OU “ESTRATÉGIA DIGITAL”?

Arthur Raposo Gomes

Que o atual prefeito de São João del-Rei, Aurélio Suenes, foi prefeito de Resende Costa, isso todo mundo sabe. Sua relação com o município vizinho foi mencionada durante as eleições de 2024 – tanto por conta da própria campanha, que enfatizou o fato de que Aurélio teria sido “eleito o melhor prefeito do Campo das Vertentes”, quanto pelos apoiadores das candidaturas adversárias, que o chamavam de “forasteiro” e “Nivaldo com Instagram”, visto que o agora ex-prefeito, Nivaldo Andrade, também tinha sido prefeito na região antes de migrar para a política são-joanense.

A nova administração municipal também conta com profissionais de outros municípios em diversos cargos comissionados. Quem confere o Diário Oficial Eletrônico e faz pesquisas independentes, pode saber, por exemplo, que há casos de secretários e assessores que, anteriormente, já estiveram em outras prefeituras no Campo das Vertentes.

Agora, a dúvida que fica é: os “erros” em discursos e documentos da nova gestão são “deslizes genuínos” ou parte de uma estratégia para viralizar nas redes sociais?

O primeiro “engano” aconteceu logo no primeiro dia de 2025. Durante a posse, Aurélio, ao se dirigir ao funcionalismo público municipal, declarou: “aos dedicados servidores públicos da Prefeitura de Resende Costa – repito, aos dedicados: vocês são a espinha dorsal da nossa administração […]”. Ao perceber o erro, corrigiu-se com um sorriso e atribuiu o “equívoco” à “força do hábito”. Aurélio deixou a administração da cidade há cerca de quatro anos, após finalizar os dois mandatos consecutivos que duraram entre 2013 e 2020.

O segundo “erro” ocorreu na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal, na última segunda (dia 3). O presidente do Legislativo, vereador Dondom, leu um projeto de lei, apresentado pela prefeitura, que “institui regime de previdência complementar ao âmbito do ‘município de Resende’ São João del-Rei fixa o limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdências de que trata o artigo 40 da Constituição Federal, autoriza a adesão a plano de benefício de previdência complementar”. A “confusão” gerou risadas entre os presentes e virou motivo de piada e críticas, assim como o primeiro “engano”, na página de humor da cidade.

Com experiência em jornalismo político, além de assessoria, consultoria e pesquisa em Comunicação Política, sei que não há fórmula única para estratégias midiáticas nessa área. Mas, a equipe do prefeito precisa refletir sobre duas possibilidades.

  • Se os “erros” são, na verdade, “ações de marketing”, a estratégia pode acabar se voltando contra a própria administração. Nos últimos anos, Nivaldo Andrade também ganhou repercussão midiática – estadual e nacional – ao “ser espontâneo” e chegar a ofender um jogador de futebol de time adversário. Será que Aurélio está disposto a seguir no caminho “topar tudo por viralização” reforçando críticas feitas a ele na campanha recente?

  • Se, por outro lado, os “equívocos” são realmente “por engano”, é mais um sinal de que o prefeito Aurélio Suenes e vice Rogério Cury já precisam reavaliar o “núcleo duro” da gestão iniciada há pouco mais de um mês.

Aguardemos o desenrolar dessa história.


Imagem de destaque: reprodução / rede social – Aurélio Suenes

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário