Pedro Malachias e Thomás Guedes
O Intercampi é uma competição entre as atléticas da Universidade Federal de São João del-Rei vinculadas aos diferentes campi da instituição, onde as equipes disputaram em diferentes modalidades esportivas e se unem para a valorização do esporte por meio da união e do comprometimento. Durante a edição 2024, ocorrida em novembro, as atléticas Abaporu (Divinópolis), Tiuzada (Sete Lagoas), Zangada (Ouro Branco) e Brutus (São João del-Rei) se enfrentaram nas categorias de atletismo, handebol, futsal, basquete, tênis de mesa, peteca, natação, Futebol Eletrônico (FIFA) e xadrez.

Nos esportes tradicionais, a atlética Brutus de São João del-Rei, confirmou o favoritismo e venceu todas as categorias do vôlei, futsal, basquete, handebol, peteca e FIFA feminino. Os atletas mostraram grande habilidade e dedicação, mas a Brutus se destacou desde o início e levou a vitória na maioria das competições. Do lado da Abaporu de Divinópolis, destaque para o FIFA Masculino, onde a atlética que ostenta a cor laranja, foi campeã em cima da Brutus.
Possibilidade de destaque e união de estudantes
Com um ambiente de forte competitividade e confraternização, o Intercampi 2024 não apenas celebrou o alto nível de desempenho das equipes, mas também promoveu a união entre os estudantes por meio do esporte.
Para o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, “o InterCampi, por sua abrangência regional, oferece aos atletas a oportunidade de se destacar e conquistar vagas em competições de maior escala, sejam estaduais ou nacionais”.
Wellington é dirigente da Federação responsável pelo cenário desportivo universitário mineiro. Ele destaca que “a FUME é responsável pela organização do esporte universitário em Minas Gerais. E seus eventos sempre visam a classificação para campeonatos de maior relevância”. Dessa forma, para o presidente da entidade, o bom desempenho dos atletas no InterCampi não só fortalece o compromisso com o esporte dentro da universidade, mas também abre portas para novas oportunidades e desafios, como os jogos realizados pela Federação.

A vice-presidente da Brutus, Tânia Resende, acredita que o evento também tem uma importância social e de congregação dos estudantes. “A gente acredita que o esporte é um meio muito importante para unir, para criar um vínculo entre os quatro campi, proporcionar integração entre os alunos, entre os atletas e promover o esporte”, comenta.
A graduanda em Educação Física faz ainda uma avaliação quanto ao papel do esporte universitário na formação de discentes: “é um fator muito importante para a permanência dos alunos dentro da Universidade, e que evita muita evasão dos alunos, então assim, nosso principal objetivo, nossa principal meta é manter o esporte universitário vivo dentro da instituição”, defende.
Apoio institucional
É preciso destacar a importância do apoio da universidade às atléticas na realização de eventos esportivos. O presidente da FUME cita a necessidade de uma estrutura de qualidade que ampare os alunos nesses momentos. “O desporto universitário deve ser visto como um investimento! Quando um(a) estudante-atleta está competindo em um jogo de âmbito regional, estadual, nacional ou até internacional, está vestindo a camisa e representando também a própria universidade”, reflete Wellington.
Organizado por estudantes da UFSJ, o InterCampi se consolidou como uma das principais tradições esportivas institucionais.
Reitor da universidade, e também professor do Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde, Marcelo Pereira ressalta que a iniciativa de organização do evento tem “apoio da UFSJ e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil”. “Isso é de extrema importante, pois, além da integração que o esporte promove, os alunos assumem a responsabilidade de organizar esse evento”, finaliza.
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Geovane Carvalho
