ELEIÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI REAFIRMA TRADIÇÃO CONSERVADORA NA CIDADE COM A VITÓRIA DE AURÉLIO SUENES

Dimitri Silva Boldrin e João Pedro Ferreira Rodrigues Nunes

As eleições municipais de São João Del-Rei foram realizadas no dia 6 de outubro deste ano, com a vitória do candidato Aurélio Suenes (PL) e seu vice Rogério Cury, compondo a coligação “Renova São João”, formada pelo PL, PSDB e NOVO, solidificando mais uma administração da direita no município. Aurélio teve 25.265 votos (50,40% dos votos), seguido de Jania Costa (PRD), com 16.888 votos (33,69%), Lívia Guimarães do PT (7.474 votos – 14,91%), Jordano Metalúrgico do PSTU (405 votos – 0,81%) e, por fim, Moacir Lopes (PMB), com apenas 96 votos (0,19%).

A vitória de Aurélio Suenes reforça a força da direita na cidade e na região. Ele foi apoiado por lideranças do PL, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira e o deputado federal e presidente do diretório mineiro do Partido Liberal, Domingos Sávio.

Durante as visitas em São João del-Rei, o deputado Nikolas fez chamadas de vídeo com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (Foto: reprodução / rede social)

A relação com o Nivaldo

São João del-Rei tornou-se conhecida por ser berço do nivaldismo. O atual prefeito Nivaldo Andrade está no seu quinto mandato, tendo governado a cidade de 1993 a 1996, 2001 a 2004, 2009 a 2012, 2017 a 2020 e de 2021 a 2024.

Embora PSDB, o partido que Nivaldo está filiado, tenha feito parte da coligação majoritária da candidatura de Aurélio, o prefeito eleito declarou, diferentes vezes, que não tinha o apoio do atual prefeito Nivaldo Andrade.

A composição da Câmara Municipal

Quanto à composição da Câmara, há uma predominância de vereadores de direita, ligados tanto à candidatura de Aurélio Suenes (PL) como a Jânia Costa (PRD). O PT elegeu apenas a vereadora Cassi.

Houve também um grande número de vereadores reeleitos: Professor Leonardo (Novo), Rosinha do Moto Táxi (Republicanos), Dondom (PSDB), Weriton Andrade (PSD), Edmar da Farmácia (PSDB), Edmar da Farmácia (PSDB) e Sargento Machado (PRD), ou seja, um total de 7 dos 13 eleitos (53,84%).

NomeReeleiçãoGêneroPartidoQuem apoiou na disputa pela prefeitura
Sinara CamposNãoMulherPartido Verde (PV)Fez parte da coligação de Lívia, mas não teve manifestações de apoio em materiais impressos e digitais
Professor LeonardoSimHomemPartido Novo (Novo)Aurélio 
Rosinha do Moto-Táxi  SimMulherRepublicanos (Republicanos)Jânia 
Gustavo AcácioNãoHomemPodemos (PODE)Jânia 
DondomSimHomemPartido da Social-Democracia Brasileira (PSDB)Aurélio 
CassiNãoMulherPartido dos Trabalhadores (PT)Lívia 
Weriton AndradeSimHomemPartido Social Democrático (PSD)Não se pronunciou 
Edmar da FarmáciaSimHomemPartido da Social Democracia Brasileira  (PSDB)Aurélio 
Claudinho da FarmáciaSimHomemPartido da Mobilização Nacional (PMN)Jânia 
Rafael LimaNãoHomemPartido Liberal (PL)Aurélio 
Sargento MachadoSimHomemPartido Renovação Democrático (PRD)Jânia
Fernando InspetorNãoHomemPartido da Mobilização Nacional (PMN)Jânia 
Fonte: dados obtidos junto ao Tribunal Superior Eleitoral e com informações quanto a apoio na corrida eleitoral pela Prefeitura de São João del-Rei apuradas pela reportagem.

Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: reprodução / rede social

Deixe um comentário