Érika Franco e Igor Chaves
O projeto de extensão “UFSJ em Foco”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), destaca-se pela iniciativa de divulgação científica e emprega um papel muito importante para a comunidade no Campo das Vertentes. Criado em junho de 2022, o projeto participa da programação da Rádio Educativa de Divinópolis. A proposta é divulgar, em boletins de até cinco minutos, notícias relacionadas aos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos e professores da UFSJ, que ofereçam informações de qualidade e acessíveis à população.
Tornar os conhecimentos acadêmicos mais próximos do público é o principal objetivo do “UFSJ em Foco”. A ideia do projeto surgiu como uma resposta à proliferação de fake news e à desinformação durante a pandemia de Covid-19, visando ampliar o acesso a conteúdos científicos confiáveis. Luiza Ferraz, ex-bolsista do projeto, comenta que participar da elaboração dos boletins foi muito importante e fundamental para a construção do seu conhecimento acadêmico. “Nas novas oportunidades que surgem, profissionalmente e academicamente, sempre consigo utilizar as experiências que eu adquiri através da extensão”, diz a ex-bolsista.
Semanalmente são veiculados os conteúdos tanto na rádio quanto no perfil do Instagram do protejo de extensão, focado especialmente nos trabalhos acadêmicos das áreas de saúde produzidos pelos estudantes dos cursos de farmácia e medicina do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis. É por esse motivo que o projeto anteriormente coordenado pelo professor Cristiano Otaviano (agosto de 2024), e agora sob a liderança da professora Luciene Tófoli, iniciou seus trabalhos por lá.
O formato dinâmico e acessível agradou o público, e ganhou notoriedade. “A ideia do programa é justamente aproximar o público da universidade e dos conteúdos produzidos por ela. A universidade é pública, todos os brasileiros pagam para que a gente estude, então nada mais justo do que expor as nossas descobertas. Quase como buscar ajudar quem nos ajuda”, explica Luiza Ferraz.
Agora, um dos grandes diferenciais do “UFSJ em Foco” é a possibilidade de envolver a comunidade na discussão de temas científicos, contribuindo para a conscientização que pode ter impacto direto no cotidiano das pessoas. E o futuro reserva muitas novidades para a comunidade da região, como aponta Ana Luiza Reis, uma das atuais voluntárias que encabeçam o projeto: “[…] Eu acho que seria um ótimo plano futuro divulgar para as outras cidades da UFSJ, como em Sete Lagoas, porque os estudantes de lá, por exemplo, poderão ter as suas pautas divulgadas na rádio, assim como os aqui de São João ou como em Divinópolis”.

Projeto ganha as ondas em São João
O resultado em Divinópolis foi tão satisfatório, que chegou a vez de São João del-Rei ganhar sua versão do programa. Diretora de jornalismo da Rádio São João, Carla Gomes, aponta que levar o texto acadêmico para a realidade do dia a dia é o que torna o projeto interessante.
“Poder transmitir esses estudos que são feitos dentro da universidade para veículos de comunicação que têm uma abrangência maior na comunidade local e de uma forma mais clara […] é uma grande valia para todo mundo, tanto para a universidade que tem o seu trabalho divulgado, para a rádio intermediando esse contato, e para a comunidade entender também esses projetos, o quanto esses projetos podem ser aliados no dia a dia”, finaliza.
Edição: Arthur Raposo Gomes
