Redação
No próximo dia 20, é feriado nacional: a data foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como um marco do Dia de Zumbi e da Consciência Negra. E, em São João del-Rei, um evento será realizado para estimular o debate sobre o tema.
Segundo informações divulgadas, o seminário “Vozes da Justiça: desafios e perspectivas” tem a intenção de fomentar a reflexão sobre o racismo estrutural, bem como a “discriminação racial dos poderes Legislativo e Judiciário”.
O primeiro encontro será promovido nesta segunda (dia 4), às 19h30, no 38 Batalhão da Polícia Militar. O tema da primeira mesa é “Os desafios da população negra para o acesso à justiça” e contará com os seguintes debatedores: a professora e pesquisadora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Filomena Bomfim, que também é idealizadora do evento; a advogada Beatriz Angélica da Silva, representando da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o advogado e membro do Movimento Negro de São João del-Rei, Sávio Augusto dos Santos; o representante do Movimento LGBT, Felipe Adão; além de integrantes do projeto “O mito da democracia racial”, mantido pelo Uniptan.
Para garantir a participação no evento, é preciso fazer uma inscrição on-line e gratuita a partir do link disponível aqui.
Serviço
Todas as informações desta série de encontros do “Vozes da Justiça” podem ser conferidas no perfil do Instagram: @vozesdajusticaseminario
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: reprodução / Freepik
