Maria Luiza Meireles
A literatura infanto-juvenil é importantíssima para o desenvolvimento social, cultural e cognitivo das crianças, pois é durante a infância que descobrimos nossas personalidades e o mundo nos é apresentado.
Livros como “O pequeno príncipe”, “ O menino maluquinho” e “Percy Jackson e os Olimpianos” são exemplos de literatura infanto-juvenil. Obras como essas são criadas com o objetivo de despertar a imaginação dos pequenos leitores, com uma linguagem dinâmica e interessante, que nos levam a visitar lugares inimagináveis.
De acordo com a Revista Educação Pública, o hábito de leitura auxilia no aprendizado escolar, na interpretação de textos, no vocabulário e na concentração do aluno.
A leitura tem também diversos benefícios no contexto social e cognitivo, visto que um livro desperta o pensar da criança, a fazendo imaginar um cenário para a situação que o personagem está vivendo.
É importante também incentivá-las a compartilhar suas opiniões e emoções sentidas durante o texto lido, ajudando na socialização e na conversação entre as crianças.
Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.
