NESTA QUINTA (DIA 25), SHOW MARCA 20 ANOS DE CARREIRA DE LUIZ NASCIMENTO

Bianca Andrade
Especial para o Notícias del-Rei

Nesta quinta-feira (dia 25), ocorre o show “Luiz Nascimento e a Vanguarda Primitiva”. O evento será às 20h, no Teatro Municipal de São João del-Rei.

Comemorando seus 20 anos de carreira no cenário são-joanense, Luiz irá apresentar um repertório inteiramente autoral: o artista traz músicas de seus três álbuns e canções inéditas.

O show vai contar também com a participação de outros músicos da cidade: Pablo Araújo (cavaquinho e percussões), Bill Davison (sax, flauta e teclado), Leonardo Avellar (guitarra), Tales Barbosa (baixo) e Guilherme Faria (bateria e percussões).

Referências artísticas

A expressão “Vanguarda Primitiva”, criada por Manoel de Barros, poeta em que Luiz Nascimento se inspira, denomina essa criação orgânica.

“Os artistas que eu admiro, ou boa parte deles, que são dos mais antigos, o Luiz Gonzaga, por exemplo, é uma coisa que vem muito disso, do saber empírico, da oralidade, as músicas folclóricas que se passam ali, que vão sendo tocadas e ouvidas e sendo transformadas, isso foi sempre um negócio que me encantou muito”, afirma o músico à reportagem.

São referências para o artista, a música brasileira e internacional, como o jazz, rock, a música concreta e experimental. Segundo Luiz, “nesse show, nesse repertório, tem muita pegada de rock, de rock progressivo, um pouquinho de metal e um pouco dessa zoeira […] da MPB que o Alceu Valença faz, que mistura, que traz um pouco de ironias”.

Ele também cita Pink Floyd, Raul Seixas e Geraldo Azevedo como influências para os seus três discos de estúdio. Esses, que serão contemplados na quinta-feira, com sua primeira apresentação com banda de muitas das faixas.

Laboratório à arte

Luiz Nascimento, que mora em São João del-Rei desde seus 12 anos, também reconhece a cidade como um bom laboratório para a sua arte: afinal, foi na cidade que conheceu outros músicos e aprendeu a tocar instrumentos, como a guitarra, e a compor.

Além disso, destaca o curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) como um grande catalisador dessa cultura musical.

Serviço

Os ingressos para o show podem ser adquiridos no Sympla, com entrada inteira por R$20 e meia R$10.


Imagem de destaque: divulgação

Edição: Arthur Raposo Gomes

Deixe um comentário