ARTIGO: SÃO JOÃO DEL-REI ESTÁ REPLETA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Deogracia Freitas Goleng *

Segundo o matéria do site Globo.com, em 2013, maior parte das pessoas em situação de rua de São João del-Rei tinham entre 18 e 59 anos, 73% eram homens e 65% se declaravam negros. Quanto a escolaridade, 91% apontavam que eram alfabetizados e 95% já tinham usado álcool e/ou drogas ilícitas.

Andando pela cidade de São João del-Rei, é possível observar pessoas em situação de rua em vários lugares do município. Esses locais são basicamente espaços públicos, destinados para as pessoas acessarem ou passarem por lá, mas acabaram se transformando em casas para esses indivíduos marginalizados.

Atualmente, os principais locais onde essas pessoas ficam são: perto de supermercados, embaixo de pontes, em praças e pontos de ônibus.

É preciso colocar a mão na consciência: é lamentável observar as condições que essas pessoas (sobre)vivem. Pessoas em situação de rua também são seres humanos e cidadãos que merecem uma vida boa.

O Poder Público precisa agir de maneira mais eficaz.


* Edição: Arthur Raposo Gomes

Todos os textos opinativos publicados no portal Notícias del-Rei são identificados como tal – não refletindo, necessariamente, a opinião editorial do coletivo.

Deixe um comentário