Helbert Ignacio,
Henrike Guttembergue e Lucas Chaves
O Pátio Matosinhos recebeu, entre os dias 12 e 14 de julho, a 12ª edição do Encontro Nacional de Motociclistas de São João del-Rei. Organizado pela Associação de Motociclistas Estradeiros do município de São João del-Rei (AMEM), o evento atraiu centenas de amantes das duas rodas de todo o Brasil. Com entrada gratuita, a programação contou com shows de bandas de rock, exposição de motos clássicas, praça de alimentação e feira de roupas e acessórios.
Quem prestigiou o evento também aproveitou o tempo para pilotar pelas ruas de paralelepípedos da cidade histórica, conhecendo suas paisagens e construções coloniais. O integrante do motoclube “Os Aventureiros”, Alcimênio Tadeu Zanetti Reis, morador local, aprovou a edição de 2024.
“Achei excelente! São momentos únicos para encontrar os amigos de outras cidades, que vêm nos visitar e conhecer a nossa cidade”, comenta à reportagem.
No line-up dos três dias de evento, o rock aqueceu os dias e as noites frias do inverno são-joanense ao som de covers de bandas nacionais e internacionais como Bon Jovi, U2, Barão Vermelho e Capital Inicial.
“O que mais gostei foi dos shows. São bandas não muito conhecidas pelo público geral, mas muito aclamadas no meio motociclístico”, destaca Alcimênio.
Para ele, a experiência com o motociclismo vai além dos eventos em si, sendo uma expressão de liberdade e amizade.
“Abracei o motociclismo porque escolhi a liberdade. Como diz uma frase que gosto bastante: ‘Livre para navegar, livre para voar, mas preso ao asfalto.’ A dica que deixo é ser amigo de todos e ter respeito ao vento no rosto”, finaliza Alcimênio, recomendando cautela na pilotagem.
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Helbert Silva
