Carolina Amaral,
Gabriela Moraes
e Luisa de Lucena
Pelo segundo ano consecutivo, São João del-Rei é uma das cidades escolhidas para receber o Festival de Cinema Italiano no Brasil. Com as sessões ‘’Inéditos 2022/23’’ e ‘’Mostra Retrospectiva‘’, a 18º edição do festival tem como objetivo trazer ao público uma nova perspectiva da cinematografia italiana.
Assim, foram selecionados títulos diversificados, explorando assuntos ricos e de extrema relevância social. Dentre os temas de destaque, encontram-se as relações humanas, sua complexidade e multifacetas, até as gradações e circunstâncias sociopolíticas da Itália contemporânea.
Em entrevista exclusiva ao Notícias del-Rei, o artista plástico e agente consular honorário, Guido Boletti, conta que foi procurado diretamente pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e pela Embaixada Italiana, que, juntas, promovem e idealizam o festival no Brasil.
Ela relembra que aceitou o convite rapidamente. ”O objetivo é divulgar a cultura porque, através do cinema, querendo ou não, você transmite a cultura de um país e ele traz uma mensagem que faz com que mais pessoas queiram conhecer o país”, comenta. No total, são 106 cinemas brasileiros participando do projeto.
O Cine Glória está participando como locatário do espaço na cidade. “No primeiro dia, a sala estava bem cheia. A média está sendo de 80 a 90 pessoas por dia, conforme a plataforma Sympla.
“Porém, além disso, a pessoa ainda pode retirar o ingresso na hora”, complementa o administrador e sócio-proprietário do Cine Glória, Wallace Márcio.
De acordo com o empreendedor, do ano passado para esse, a expectativa está de multiplicar por 5 ou 6 a adesão.
Já Guido Boletti aponta que os ingressos vendidos para as 4 primeiras sessões já superaram os números do ano passado.
Ele acha que esse aumento significativo pode ser porque, esse ano, a divulgação está melhor e, ano passado, por ter acontecido no Centro Cultural, as limitações eram maiores, principalmente em relação aos horários.
Incentivo local
Além do cinema, outros estabelecimentos comerciais locais estão apoiando o evento: a Cantina do Ítalo e a MM Flores, que são geridas por famílias italianas, e a Carlotta Pizzeria.
A comunicóloga e dona da pizzaria, Flávia Frota, avalia que o maior incentivo para aceitar ser patrocinadora foi a vontade de apoiar um evento que se relacionasse à cultura italiana.
Evento gratuito
Dessa forma, até o dia 5 de dezembro, a população conseguirá assistir, de forma gratuita, filmes produzidos entre 2022 e 2023, estreados em renomados festivais internacionais como Berlim, Cannes, Veneza e Roma.
A seleção foi feita juntamente ao Governo da Itália e não há dublagem: todos são legendados, pois a proposta é serem falados na língua original (italiano).
Entre as temáticas, estão relacionamentos amorosos, paixões fortes e belas imagens das ruas e paisagens italianas, em cidades como Roma, Toscana, Sardenha e Sicília. As obras também dão atenção à genialidade de Caravaggio e reforçam sua influência permanente na arte e cinema.
Apesar de não serem obras comerciais, que chamam a atenção da maioria da população brasileira, tem sido um marco importante para a cultura regional.
“Está trazendo um público que, normalmente, não vem ao cinema, nem é o alvo principal. Então, está tendo uma mescla legal de mais jovens e velhos, uma mistura bacana. O cinema é uma coisa de hábito. Você tendo isso, frequenta mesmo não sendo o filme favorito. Logo, para a gente é muito importante essa parte de estar trazendo esse pessoal de volta, até mesmo pelo pós-pandemia, buscando grupos diversificados”, reflete o responsável pelo Cine Glória.
O estudante de Jornalismo, Oswaldo Almeida, esteve presente na abertura do evento e, além de ter gostado da iniciativa, defende sobre a importância de ver coisas novas.
“A maioria das pessoas já falam que estão cansadas dos filmes em cartaz, então porque não dá uma chance aos filmes fora do circuito? O festival é a oportunidade de você sentir um gosto diferente”, questiona.
Serviço
Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla.
Confira a programação completa:
- 27/11 – “Anatra all’arancia” (Pato com laranja) – CINE GLÓRIA SHOPPING – 18h30
- 27/11 – “Primadonna” (Primeira mulher) – CINE GLÓRIA SHOPPING – 21h
- 28/11 – “Amore all’italiana” (Amor à italiana) – CINE GLÓRIA AVENIDA – 18h30
- 28/11 – “L’uomo sulla strada” (O homem na estrada) – CINE GLÓRIA AVENIDA – 21h
- 04/12 – “Mimi metallurgico ferito nell’onore” (Mimi, o metalúrgico) – CINE GLÓRIA SHOPPING – 18h30
- 04/12 – “Billy” – CINE GLÓRIA SHOPPING – 21h
- 05/12 – “I nostri marti” (Esses nossos maridos) – CINE GLÓRIA AVENIDA
- 05/12 – “La terra delle donne” (A terra das mulheres) – CINE GLÓRIA AVENIDA – 21h
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Carolina Amaral
* Nota da direção – 26/11 – 11h43: inicialmente, estavam faltando algumas atividades, a ocorrerem às 21h, na programação. Assim que o erro na matéria foi percebido, a informação foi complementada.
