Geovane Carvalho e Lucas Reis
Especial para o Notícias del-Rei
Até o último dia 15, ocorreu a terceira edição da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) em São João del-Rei. Com o tema “Saberes a Compartilhar, Caminhos a Trilhar“, o evento foi organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), CyRoS (projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei), MIT Media Lab e UFSJ.
A estimativa é que tenha atingido um público de cerca de 400 pessoas, com participantes de várias regiões do país e até mesmo do exterior: educadores, estudantes, artistas, pesquisadores, gestores escolares, desenvolvedores, famílias e empreendedores. O evento contou com palestras nacionais e internacionais, painéis de divulgação de trabalhos e oficinas que estimulam a criatividade na educação.
Uma das oficinas que mais chamou a atenção do público no último dia foi a “Ilha do Corso”, idealizada pelo arte-educador e ecobrinquedista, Renato Barboza, de Morungaba, em São Paulo. A proposta teve inspiração no livro “Criaturas da Ilha do Corso“, de Angela-Lago, Pedro Hamdan das Pedras e José Roberto Torero.
Dentro do espaço “Cantinho Mão na Massa”, Renato levou os participantes a confeccionarem criaturas imaginárias com massinha de modelar e criarem uma narrativa sobre a história delas e o funcionamento do seu organismo.
O educador ainda trouxe as oficinas “Engenhoca com Bolinhas”, na qual o público criava circuitos para bolinhas de gude e roll-on passarem, e a “Pega-Rato” – uma brincadeira coletiva com materiais recicláveis.
Para Renato, sua intenção era espalhar os projetos para outros profissionais da educação reproduzirem em suas escolas, além de estimular a criatividade de crianças e adultos.
Outro espaço que obteve grande interesse por parte do público na quarta-feira foi a oficina de confecção de tapetes com areia e serragem coloridas.
Os professores de artes Carlos Leite e Nathalie Abreu e a professora de educação infantil Sharon Mota, ambos de Capivari, São Paulo, se juntaram para a confecção de um tapete em homenagem a Tarsila do Amaral, também de Capivari.
Para Carlos, que já fez releituras de outras obras com pinturas em murais de sua cidade, a experiência da confecção de tapetes foi inédita e gratificante. Ao Notícias del-Rei, o professor e artista aponta que levará não apenas a ideia para sua escola, como também outras oficinas que participou na CBAC.
Algumas famílias apareceram no evento para levar os filhos para participarem das oficinas e acabaram se envolvendo no processo também. A aprendizagem criativa engloba várias etapas de assimilação cognitiva que acabam por provocar interesse em crianças e adultos, gerando assim uma atividade que incentiva a participação dos pais no processo de educação dos filhos.
Os organizadores acreditam que o evento pode ter sido frutífero para que os participantes espalhem as oficinas e aprendizagens obtidas nesta edição.
Sobre a organização
A RBAC é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais interativas com foco no estímulo à criatividade dos estudantes, buscando impactar a educação de crianças e jovens do Brasil. O CBAC é o momento de reunião dos 22 núcleos regionais das cinco regiões do país.
O projeto de extensão CyRoS (Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas) da UFSJ, comandado pelo professor Eduardo Bento Pereira, do Departamento de Engenharia Elétrica da instituição e do PIPAUS (Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade), foi responsável por organizar e receber o evento em São João Del-Rei nesta edição.









Edição: Arthur Raposo Gomes
